14.4.14


Resposta do Dom
PERGUNTA DE LEITOR DO BLOG PARA DOM HÉLDER CÂMARA

Dom Helder, o regime e a sua Igreja lhes perseguiram durante o regime militar? É sabido que havia membros da Igreja Romana subservientes nas hostes do regime militar.
RESPOSTA

- Meu filho, tudo tem a sua razão de ser na história. Se aquilo aconteceu, o golpe dos militares, não é porque tinha que ser assim, mas se houve, havia uma necessidade de aprendizagem com isso e temos que tirar sempre as lições daquele momento tenebroso.
Sim, claro que sim, claro que havia pessoas na Igreja que aderiram aos militares, não apenas na Igreja, mas em muitas outras instituições, mas os tempos eram outros.
Havia o medo coletivo da implantação do regime comunista no Brasil e em muitas partes do mundo. Ninguém sabia direito o que era o Comunismo, mas a maioria da gente achava coisa ruim.
De fato, o princípio de retirada das liberdades para implantar um regime utópico comum era e é uma ficção. Agora, defender a justiça, a liberdade, a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual, naquelas épocas, por contrariar o status quo, era-se tachado de comunista. Um contrassenso, na verdade, mas era assim.
Não responsabilizo a ninguém em específico da Igreja por isso, porque, no fundo, havia também desinformação e medo, e não necessariamente subserviência. Em todo caso, já passou, e que não se repita jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário