17.4.14


Verdade

A verdade é absoluta, ela há sempre de prevalecer, não há aquele que possa usurpá-la, escondê-la por muito tempo, pois um dia, um belo dia, ela inevitavelmente aparecerá. Se é assim, se ela prevalecerá, por que ofuscá-la, ignorá-la?
Jesus disse-nos que haveríamos de conhecer a verdade e que ela nos tornaria livres.
Livres.
Livres da mentira que nos desvia do que é certo e bom.
Livres da ignorância que nos faz caminhar seguramente.
Livres da opressão de quem deseja impor a sua verdade.
Livres de tudo que não nos leve ao Pai.
A verdade quando aparece é insofismável, é absoluta, é transparente, é cristalina, ninguém resiste a ela.
Trabalhar com a verdade é sempre bom porque ninguém vai te desmentir. Você vai ficar sempre seguro. Se errar alguma tarefa, não tem problema, confessa, pede desculpas e segue em frente. Já imaginou ter que trabalhar a vida inteira escondendo uma verdade?
A verdade também se faz imprescindível na política, mas como ela anda esquecida por lá... Encontrar um político que tenha compromisso com a verdade não é fácil. Maioria deles cria a sua própria verdade. Para defender os seus interesses pensa num argumento, dá forma a ele e passa a defendê-lo com unhas e dentes. De tanto falar em algo que não existe, imagina ser verdade o que nunca foi, mas o povo não é besta não, o povo sabe das coisas.
Tratar com a verdade nos deixa livre dos vexames. Quanta gente já vi pega na mentira. Meu Deus, que decepção. Falar a verdade é bom sempre porque evita estas situações de constrangimento porque depois não tem desculpa, as justificativas ficam vazias, sem pé nem cabeça.
A verdade dói, uma verdade pode doer, mas que assim seja, dói mais é mentira meu povo quando é descoberta. Vale mais uma verdade do que mil mentiras na vida de alguém.
Tenho pena das pessoas que vivem numa mentira, numa imensa mentira. Vivem uma vida que não existe e quando acordam do lado de cá, pasmem, desnudas de tudo, ainda defendem as suas mentiras como verdades fossem. Triste cena ver um irmão que se envolveu tanto com a mentira que nem sabe mais onde está a verdade.
Tenho pena também daqueles que inventam uma mentira para se safar e quando veem estão tão envolvidos nela e nem sabe mais como sair.
A verdade, Pai, sei que está sempre conjugada com o amor, sempre. Se há amor é porque ali está a verdade.
Meu Deus, faça a todos conhecerem a verdade. E sei que um dia será. Um dia seremos conhecidos como verdadeiramente somos, dizia o apóstolo Paulo.
Seremos conhecidos como espíritos imortais que somos, filhos do Altíssimo, irmãos das estrelas, amantes da verdade.
Que assim seja, Pai!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário