14.7.14


A Vida Segue

Acaba-se mais uma Copa do Mundo de Futebol e eu vejo o meu povo triste. É lamentável, eu sei, mas os resultados não foram favoráveis a nossa vontade. O que fazer?
Chorar? Não há mais lágrimas.
Desesperar-se? Não há mais motivos.
Revoltar-se? Tudo já passou.
A vida segue e não podemos resumi-la, tão somente, a um espetáculo de futebol, mas o meu bom povo quer alegrias, quer ver a sua Canarinha dando felicidades, gol após gol. Tudo bem, isto é legítimo para a minha gente sofrida e trabalhadora, que todo dia pega o batente e está lá a postos para a luta.
-Será que eu não tenho direito nem a esta alegriazinha?
Tem, minha filha, tem sim. Mas a vida continua e ela te espera para novos desafios.
Não podemos resumir as nossas esperanças num conjunto de jogadores, até porque, do outro lado, há também competidores e com eles o seu povo que também quer alegrias.
Contenta-te com a vida que segue, com os dias que passam. Deixe as lamentações e cuida de ti. Tu mereces atenção para prosseguir na luta da vida.
O que fazer? Deixar pra lá, deixar a vida seguir o seu curso normal e o tempo se encarregará de te dar outros motivos para te alegrar e ter esperanças. Motivos mais próximos do teu controle.
A vida segue.
De nosso lado, o conforto que tudo aconteceu sem grandes traumas, sem a selvageria das ruas. Futebol é emoção e festa e não pancadaria.
A vida segue.
Os teus passos no mundo exigem continuidade. Os teus planos pedem ação sem demora. A tua família te quer mais atenção. Os teus estudos querem mais introspecção.
A vida segue.
Os problemas exigem solução. A saúde pede reflexão. Tudo o mais te convida à ação.
Deixe que os dias te mostrem o que fazer e este tempo de alegrias frustradas se perderá no caminho da memória.
A vida segue.
E tem tanta coisa que o Pai espera de ti.
Não choras, nem reclames. Trabalhe, aja e floresça novas ideias que te desafiem o existir.
A vida segue.
E você também.
Paz,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário