3.7.14


Lágrimas

Há motivos para chorar, então chore.
Há razões que lhe desagrada a vida e te leva a lamentar, então chore.
Há algo que te pesa os ombros e que te parece sucumbir, então chore.
Há uma realidade que teima em não se modificar, então chore.
Chorar não é nada mal. Desabafa, alivia. É como uma enxurrada ladeira abaixo, não é? Deixe as lágrimas descerrem sem retenção. As lágrimas como que retiram as sujeiras do caminho, retiram os destroços que atrapalhavam a estrada da vida.
As lágrimas possuem esta propriedade incrível de limpar as coisas por onde passam. Quando acabam as lágrimas, então é o momento de colocar as coisas no seu devido lugar.
O caminho está limpo, dizem as lágrimas, agora faça a sua parte. É como se elas dissessem:
- Veja se não coloca novamente entulhos na sua vida.
Aprenda com as lágrimas e não as deixe de colocar para fora quando a vontade chegar. Tem gente que as retém, não chora porque acha feio ou demonstra fraqueza. Que nada! Fraqueza é não deixar sentir o que se sente.
Eu choro. Quando é para chorar, choro. Chorava aí e choro aqui também quando é inevitável, mas aproveito as propriedades terapêuticas do choro para me renovar. Depois do choro, sou outro homem.
Quem não aprende ou não se permite chorar, prejudica-se grandemente, porque as tralhas interiores pedem passagem, vão criando uma montanha interna que vai atrapalhar até a respiração. Já notaram uma pessoa que não coloca para fora as suas emoções como fica. Parece que vai inchando por dentro a ponto de explodir. Faça isto não, meu povo, o que tem demais num choro aliviador?
Chorar é bom, o que não se deve é levar a vida a chorar. Tem gente que chora por qualquer coisa, isto também é demais. É gente que não tem o mínimo de resistência interior, que não consegue enfrentar a si mesmo e enfrentar aos outros. São as coitadinhas da vida, querem ser dignas de pena.
Viva a vida e chore quando aprouver. A vida se tornará mais interessante e você certamente mais feliz.
Paz,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário