22.7.14


VALEM UMA FORTUNA

Caro amigo R: Jesus nos abençoe.
Escrevo esta pequena missiva apenas em consideração às suas dúvidas sinceras.
Você tem sido companheiro de grande valor.
Infelizmente, no entanto, depois de tantos anos de Doutrina, você ainda não conseguiu a sua independência de pensamento.
Tem medo da crítica.
Sobretudo, receio de que, dentro do Movimento, a sua posição seja questionada.
Aceite um conselho: não se iluda ao seu próprio respeito, e, tampouco, a respeito dos outros.
Não desencarna assim, não.
Enquanto você ainda dispõe de certo tempo no corpo, que, em breve, haverá de deixar, procure ampliar o horizonte de suas concepções em torno da Vida além da morte.
Acredite: ela é muito maior, e mais complexa, do que possa constar nos melhores livros, que você, em vários lustros, possivelmente, tenha compulsado.
Não se apegue à letra tanto assim – inclusive (isto, talvez, lhe venha a soar como nova heresia minha), à letra da Codificação!
Não dê valor a cargos e posições – e, mesmo ao nome-rótulo que você conquistou com trabalho e suor, não dê valor. Isto tudo é ilusão.
Aqueles que conseguem percorrer longas distâncias, para, por fim, baterem às portas de luz da Verdade, quase sempre, somente podem contar com a companhia da própria consciência, e de mais ninguém.
Não continue fazendo Espiritismo para agradar um suposto poder intelectual que nele não existe, e nem nunca existirá.
Não tema retaliações, pois, no máximo, haverão de dizer que você, quase no termo da existência, tornou-se obsedado, ou, se forem mais caridosos, que caiu vítima de “Alzheimer”.
Os parentes de Jesus também diziam que Ele havia perdido o espírito, e, várias vezes, conforme se pode ler no Evangelho, tentaram se apoderar Dele, porque, afinal, Ele os estava comprometendo.
Na experiência carnal, é muito fácil reincidirmos em antigos equívocos no campo da fé, principalmente quando não ousamos romper com os elos da pesada corrente da ortodoxia que nós próprios forjamos.
Por isto, meu caro, encha-se de coragem e, embora com as pernas enfraquecidas pelo tempo, ouse um passo além. Recorda-se de Paulo, em Hebreus, capítulo 12, versículos 12 e 13?! – “... restabelecei as mãos decaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os vossos pés...”
Deixa essa turma para trás, pois, com quem, se imaginando na vanguarda, se compraz na retaguarda, fazer o quê?!
Não fuja ao testemunho.
Rompa com o establishment espírita e siga adiante.
Seja livre.
Reivindique o direito de ser você mesmo.
Se meia dúzia de Centros Espíritos continuarem lhe convidando para proferir palestras, o que você quer mais?! Se meia dúzia de amigos continuarem lhe prestigiando a palavra, acredite que você ainda estará contando com um público enorme!...
Têm duas coisas que, na atualidade, como dizia minha mãe, está reduzindo os espíritas “a pó de traque”: poder e dinheiro! Esta dupla das trevastem promovido um verdadeiro arraso em nossas fileiras!
Não, não se preocupe. Você não vai ter que pagar nada pelo que estou lhe dizendo...  Eu não vou lhe cobrar um centavo sequer por estas palavras, mas, verdadeiramente, elas valem uma fortuna.
Se puder, enriqueça-se com elas.

INÁCIO FERREIRA
Uberaba – MG, 21 de julho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário