10.8.14

Pai Herói


Hoje se comemora o dia dos pais. Sei que é uma data comercial, mas é melhor lembrar um dia que dia nenhum. Para quem gosta, de fato, de seu pai sabe que não há dia específico para reverenciá-lo, mas aproveita este para desejar o melhor para ele e agradecer.
Eu tive um pai generoso quando estava entre vocês. Um pai trabalhador e que me ensinava no alto de sua simplicidade. Um homem extraordinário. Altivo e consciente de sua responsabilidade de pai. E é isto que gostaria de refletir neste dia, a consciência da responsabilidade do que é ser um pai.
Pai é aquele acolhe e ama.
Pai é aquele que supre e estimula o filho a encontrar o seu lugar no mundo.
Pai é aquele que ensina o que é errado para o filho, mas não lhe falta quando o erro for inevitável.
Pai socorre, mas pai ensina. Há reprimendas que ficam guardadas na alma do filho que ele não esquece jamais. Por muito amar não quer dizer que o pai vai ter que acobertar os equívocos do seu rebento, mas aproveita a ocasião para extrair uma lição.
Pai deve ser exemplo de camaradagem e de apoio. O filho tem que saber que há alguém ali que ele pode contar seja qual for a situação.
Por esta razão, o pai geralmente é confundido com um super herói. Quantos pais não passam de verdadeiros super heróis nas cabeças de seus filhos. É, para o filho, o refúgio da força que ele precisa para seguir adiante.
Filho e pai, pai e filho, que relação grandiosa e de eterno aprendizado.
Não me canso de chamar de Pai àquele que me deu a vida, o Pai Nosso.
Jesus, nosso grande irmão, porque somos filhos de um mesmo pai, nos ensinou a tratá-lo desta maneira, como um verdadeiro pai. Perceba que transformação não foi para as pessoas do seu tempo encarar a Deus como um pai, que ideia grandiosa de Jesus, não?
Pai nosso que estás nos céus.
Pensa-se de imediato que Ele está distante de nós, lá no altar divino, mas não, Ele está bem perto de nós, no lugar onde não podemos deixar de percebê-lo, no coração de todos os homens. Há lugar melhor para o Pai estar?
Sim, porque um pai de verdade fala ao nosso coração, fala a nossa sensibilidade, porque deseja o nosso melhor.
Santificado seja o Teu nome.
Sempre e sempre. Deus Pai e todos os homens que sabem ser pais devem ter o seu nome santificado porque souberam cumprir o ofício do sacrifício em nome do filho.
Venha a nós o Teu Reino.
Reino de justiça e paz, de esperança e de amor, que é isto que todo pai deseja de melhor para seus filhos.
Seja feita a Tua vontade.
Quem conspira para o bem deve ser objeto do bem porque atraímos para perto de nós o que desejamos e operamos no dia a dia.
Assim na Terra como nos céus.
Um pai é sempre um pai. Tenho visto aqui homens que não deixam jamais de se preocupar com o destino dos seus filhos queridos. Quanta graça para todos nós ter alguém que cuida sempre da gente.
Como é grandiosa a responsabilidade de ser pai, pai de verdade.
Há muitos, infelizmente, que são apenas procriadores. Pai é bem mais do que simplesmente colaborar biologicamente, pai é contribuir espiritualmente, sobretudo.
Amemos os nossos pais e louvemos pela oportunidade do Pai maior tê-los colocados nas nossas vidas. Aprendamos com eles a sermos pais de verdade.
Pai herói.
Pai de amor.
Muita paz,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário