19.8.14


URGENTEMENTE!
 
“Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento aumenta em dor.” – Eclesiastes – 1:18
 
Realmente, há muita sabedoria prática nas palavras que nos inspiram estas reflexões, porquanto, até para saber mais o homem necessita possuir estrutura íntima, a fim de suportar o que ele, então, passa a se conscientizar dentro da imensidão do que não sabe.
Sócrates, o pai da Filosofia, vislumbrando o tamanho de sua ignorância diante da Verdade, vacinou-se contra semelhante perturbação psíquica, afirmando: “Só sei que nada sei.”
Chico Xavier, com o propósito de se manter firme no cumprimento do dever mediúnico vivia repetindo para quem desejasse ouvir, mas, sobretudo, para si mesmo, que não passava de um “cisco”...
Infelizmente, na atualidade, muitos companheiros, afastando-se do aspecto prático do Espiritismo, na vivência cotidiana de seus postulados de luz, vêm se deixando dominar por certa apatia, que, a pouco e pouco, faz com que se tornem distantes de suas tarefas.
Dão-nos a impressão de que, em vez de se fortalecerem na fé cada vez mais, consentiram que fossem abalados pela dúvida e pelo excesso de questionamento, mormente em face da ausência de exemplificação da parte das lideranças do Movimento.
Eles próprios, contudo, nunca se sentiram no dever de se transformar em escoras para os companheiros mais frágeis, que, não raro, dependem de quem possam lhes servir de espelho nas lutas pelo Ideal.
No presente momento de transição que atravessa a Humanidade, o assédio preferencial dos espíritos obsessores, que intentam ridicularizar os assuntos espirituais no mundo, tratados pelas mais diversas religiões, inclusive pela Doutrina, acontece na esfera do pensamento, ou, mais propriamente, do intelectualismo.
Por este motivo, observamos tanta contradição por parte daqueles que discursam no Espiritismo, agindo como se o Evangelho do Cristo não lhes dissesse respeito.
Lançam-se a contendas doutrinárias tais que, de repente, se sentem completamente sem forças para perseverarem nas atividades mais humildes da Casa Espírita.
Observam falíveis médiuns em ação e concluem pela mistificação generalizada.
Percebem oradores excessivamente teóricos na tribuna e não mais conseguem lhes dar crédito às palavras.
Surpreendem dirigentes em lamentáveis desvios de conduta e, em lhes constatando a invigilância, não mais se animam a continuar resistindo à tentação que não lhes concede trégua.
Contemplam a seara sendo, tristemente, invadida pela erva daninha, e não porfiam no cultivo do bom grão.
Repetimos que muitos são, quanto muitos, infelizmente, ainda haverão de ser, os que, se não procurarem se defender nos trabalhos mais humildes, que lhe oferece guarida e proteção contra o desapontamento e a descrença , rolarão por terra em seus propósitos da ascensão espiritual.
Estão, sim, os confrades encarnados atravessando dura fase no campo do testemunho individual, que lhes custará grande cota de humildade e de amor, para que não venham a despencar das grimpas de suas convicções mais puras.
Muito mais que a fé, quando destituída de obras, o que nos mantém, e manterá, de pé, vencendo os vendavais que sopram de todas as latitudes da Terra, e de além da Terra, é a Caridade – porque, a Caridade não apenas se compadece daqueles que, através das mãos alheias, por ela esperam, mas, igualmente, daqueles que, superando enormes embaraços em si e ao redor de si, tudo fazem para que a sua chama excelsa continue brilhando na escuridão.
Assim, quantos pretendem se vacinar contra a apatia, a incredulidade e a indiferença, que, presentemente, vêm fazendo com que tantos amigos se afastem de seu compromisso para com o Cristo, na Doutrina do Evangelho Restaurado, devem, urgentemente, por mais pequenina seja, abraçar uma tarefa no Bem dos semelhantes, na qual possam cerrar olhos e ouvidos às sugestões do mal.
Não nos esqueçamos da palavra de Jesus para o chamado “final dos tempos”: “E por se multiplicar a iniquidade, a caridade de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.”
 
INÁCIO FERREIRA
Uberaba – MG, 18 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário