9.9.14


A Grande Farsa

O combate ao materialismo não pode ter trégua. Tudo está concebido em torno da matéria inerte e é isto que provoca as grandes distorções da humanidade. O culto a matéria é a grande farsa a ser combatida se desejamos efetivamente criar um mundo novo e melhor.
Se eu já possuía estas constatações quando vestia o corpo físico, elas se tornaram gritantemente mais evidentes agora que visto as roupas espirituais. O que se vive na Terra é uma grande ilusão, a alimentação do irreal e traz profundo sofrimento e atraso para os homens.
Combater esta fantasia, em diversas frentes, tem sido o objetivo de muitas pessoas para desmascarar de vez a estratégia da maldade no planeta, mas os alertas neste sentido, infelizmente, são ouvidos por poucos, mas continuaremos a insistir cada vez mais nestes novos tempos.
Esta ilusão é que alimenta um sistema falido há muito tempo que é denominado de capitalismo. O dinheiro funciona como uma espécie de deus na vida das pessoas. Todos vivem em busca do dinheiro e do que ele pode proporcionar. Sabemos que este ainda é o instrumento do “ganha pão” das pessoas, mas ele é meio e não o fim das coisas como se faz hoje.
A grande farsa se configura quando se apresenta o dinheiro como meio para se conseguir o luxo e o destaque, o poder e a fama. A falsa ideia de felicidade pela satisfação dos prazeres mundanos tem o seu preço: a depressão. 
O ser humano, ao priorizar a conquista de bens materiais, torna-se um ser insaciável e frustrado. Quanto mais se abastece da matéria, que é perecível, mais vazio fica e, consequentemente, mais infeliz. A resultante desta busca constante é o desânimo, a falta de sentido pela vida que ele intimamente não consegue explicar. A razão deste estado generalizado de apatia que boa parte da humanidade sente é por dar importância e prioridade para as coisas materiais em detrimento das coisas espirituais, estas sim, as que, de fato, são verdadeiras e permanentes.
A grande farsa sustenta todo um sistema que se retroalimenta a cada dia provocando cada vez mais ilusão. Isto tem que parar, isto necessita de um basta definitivo.
O que buscamos é a reorientação do pensamento do ser humano. Ao olhar para dentro de si, o homem entenderá que o que vem de fora em forma de satisfação desenfreada do ego lhe é tóxico. Ao enxergar-se como um ser imortal, o homem vai compreender a sua grandeza e passará a dar outro valor às coisas da vida. Ao passo que ficando onde está tenderá a ficar mais triste e depressivo.
A busca da felicidade consiste em arregimentar para si aquilo que promova bem-estar constante e não temporário e, definitivamente, isto não será encontrado na satisfação material.
Viver com simplicidade. Procurar a essência de tudo. Alimentar o espírito. Nutrir novos valores. Eis alguns desafios para a transformação verdadeira. Buscar a Deus em primeiro lugar.
Vamos construir este novo mundo. Um mundo mais solidário, com certeza. Mais humano, mais justo, melhor. Tudo, porém, começa por você.
Paz,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário