29.9.14


O Valor da Democracia

Neste momento em que o Brasil vive um clima eleitoral, quero dizer da importância e do valor da democracia.
Eu vivi um tempo em que democracia deveria ser aproveitada a peso de ouro. Tudo conspirava para que a democracia fosse esquecida, tanto que golpes de Estado eram frequentes. A articulação de bastidores para promover regimes de exceção era uma rotina na classe política.
Quando vejo hoje se respirar liberdade por todos os lados, as pessoas expressando abertamente a sua vontade, dá-me uma ponta de inveja em saber que muito se evolui no campo democrático, embora ainda haja uma grande estrada a se percorrer.
As eleições próximas são muito importantes porque serão definidos o presidente da República, os governadores de Estado e os representantes legislativos em nível federal e estadual. Uma beleza.
Tudo isso é muito importante para o exercício do espírito crítico. Todos os brasileiros, em paz com a lei, podem votar e ser votado. É uma possibilidade democrática por excelência e que deve ser valorizado na sua raiz, votar e ser votado.
Além disso, as opiniões são livres e respeitadas. Usa-se a televisão e o rádio para cada um apresentar as sua propostas, defender os seus interesses, ocupar o seu espaço democrático.
Pois bem, se muitos estão engajados com propostas e soluções para o Brasil e para seu Estado, pergunto eu a você:
- Quais são as suas propostas para um Brasil e um Estado melhor onde você vive?
- Onde está o seu espírito crítico em escolher a melhor opção para o País e o Estado que você mora?
- Quem, de fato, defende os seus direitos, e quem está na política apenas para se “garantir”?
- Quem é que já mostrou trabalho e coerência e quem está aí apenas para se locupletar?
Estas perguntas são fundamentais para se escolher bem os candidatos nesta eleição. Não existe o candidato perfeito, ideal, mas existe aquele que mais se aproxima ao seu modelo de mundo, ao que você pensa de como seria a sociedade, então, vote nele e participe ativamente do processo democrático.
O que vejo hoje – e via muito no meu tempo entre vocês – é que as pessoas votam e vão embora, depois da eleição, a cuidar da sua vida e esquecem de cobrar àqueles que conquistaram um lugar ao sol sobre o que está e o que não está fazendo.
A democracia, meus irmãos, é construção diária e não num ato simbólico, por mais importante que seja, de quatro em quatro anos.
A democracia é pérola que o cidadão deve valorizar para construir uma vida melhor para os seus e para toda a sociedade.
É claro que se vai errar numa escolha, mas quando se examina o passado do candidato, o que ele fez ou deixou de fazer, a sua vida como um todo , então se terá elementos para se fazer uma boa escolha.
Votar é importante, mas pedir permanente pelo seu bairro, pelo seu Estado, pelo seu direito, é fundamental para a democracia funcionar melhor.
A vida social pede-nos participação em todos os aspectos. No colégio do seu filho há espaço político para se atuar. No posto de saúde que você frequenta quando precisa há possibilidade de expressão política. Na associação de moradores, você pode fazer a diferença. No ambiente de trabalho, você pode contribuir. Na conversa no ônibus ou no metrô, você pode ajudar alguém a ver melhor as questões sociais, política e econômicas.
Nesta eleição, busque candidatos corretos e comprometidos com o bem. Candidatos que reflitam o seu pensamento de ver um lugar melhor para se viver. É oportunidade de ouro, repito.
A escolha é sua e o desempenho futuro depende da sua pressão pacífica, do seu questionamento permanente sobre as ações prometidas que devem sair do papel.
Aproxima-se a eleição e você deve ser sujeito ativo para fazer um Brasil melhor.
Um Brasil sem miséria.
Um Brasil de políticos honestos e comprometidos com sua gente.
Um Brasil de uma economia distributiva e que promova o desenvolvimento.
Um Brasil livre e mais justo.
Um Brasil, realmente, de todos.
Este Brasil que está por chegar depende de você, como depende. Faça, portanto, a sua parte.
De nosso lado, a torcida na eleição de representantes sinceros e trabalhadores para que possamos ajudá-los na edificação deste País melhor.
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário