13.10.14


Crianças - Pétalas de Deus

As pétalas expressam toda a beleza da natureza. Já pararam para ver as pétalas? Uma a uma elas fazem um conjunto harmonioso e mostram, em conjunto, algo admirável.
Juntar-se para construir algo surpreendente, como as rosas, pode ser desafio constante dos homens nos planos de Deus.
Já pensaram que vocês reunidos numa determinada causa podem expressar uma rosa de intenções? Quando nos juntamos nos tornamos bem mais do que isolados. Sozinhos somos pétalas, unidos somos rosa. Que beleza!
Esta expressão de união deve ser seguida por toda a vida. Se defendemos algo, se temos em mente um objetivo e este objetivo não é apenas nosso, então devemos nos juntar àqueles que possuem, como nós, os mesmos ideais. Unidos, seremos mais fortes e o objetivo definido ficará mais fácil de ser atingido.
Uma razão qualquer, se é justa, se é imprescindível, deve ser o desejo de muitos e não se deve ficar isolado. Toda causa que reúna adeptos do bem será abençoada por Deus, ganhará forças, pouco a pouco, até se tornar algo maior e definitivo.
Esta minha introdução é para citar os dois ganhadores do Prêmio Nobel da Paz deste ano, a paquistanesa Malala e o indiano Kailash Satyarthi.
Eles trouxeram, cada um ao seu modo, os ideais de liberdade humana, em especial defenderam o direito à liberdade e a educação para as crianças.
Malala, a que já me referi neste mesmo blog, lutou com a sua própria vida pelo direito das meninas paquistanesas terem direito a estudar. Vejam só, numa época como a de hoje, onde a tecnologia reina absoluta, alguém quase morreu por defender um direito fundamental. Malala é exemplo para todos nós pela sua bravura e determinação. Que menina formidável, que espírito inquieto e destemido.
Já Kailash, este indiano dos bons, lutou pela liberdade das crianças. Em pleno século 21, em todo o planeta e a começar pela sua própria Índia, ainda existem crianças que são utilizadas como mão de obra escrava. Que despautério! Fico imaginando o que é a subtração completa da liberdade de uma criança, o abafar de seus sonhos, da sua própria vida, para servir de escrava para pessoas sem noção qualquer sobre direitos humanos.
Estas duas criaturas de Deus são pétalas, meus queridos irmãos, pétalas de Deus na Terra para ajudar a dar mais beleza num cenário de supressão das liberdades. Seus exemplos significam estímulo para todos nós nos rebelarmos contra este estado de coisas.
Alguém dedica o seu tempo para denunciar o inconcebível e nós continuamos esta obra, nos juntamos como outras pétalas para ajudar a embelezar a humanidade.
Sejam os exemplos de Kailash e Malala, agora reconhecidos pela premiação do Nobel da Paz, referenciais para que organismos nacionais e internacionais intensifiquem a defesa das crianças em todo o mundo, dando a elas o direito inalienável da liberdade e de compreender melhor a vida por intermédio da educação.
Este prêmio coincidentemente chega próximo ao dia das crianças. Será que é um recado divino lembrando a Jesus que disse-nos que se não nos convertêssemos e não nos fizéssemos como meninos, de modo algum entraríamos no reino dos céus?
Cultive no seu coração a docilidade das crianças, a sua espontaneidade magistral, o seu desejo de ser feliz. Aprenda com elas, ou melhor, volte a ser aquilo que um dia você já foi. O mundo agradecerá e se tornará melhor e mais belo, pois neste dia, você se descobrirá, finalmente, como pétala que é.
Muita Paz!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário