23.11.14


A Descoberta da Verdade

A verdade dói. O fato de sabermos a verdade, nua e crua, pode-nos abater as forças. É assim mesmo. Quem se coloca na arena da vida está sujeito a estes infortúnios. O que se pode fazer, nestes casos, é aceitá-la e tocar a vida para frente. Assimilar o novo conhecimento e ser coerente com a nova verdade aprendida.
Há aqueles, porém, que a rejeita. Pobres de entendimento, acham que a sua verdade é imutável e pecam por isso. Um dia, inevitavelmente, a verdade vai sobressair para todos e não há como esconder a sua decepção. Portanto, o melhor mesmo é imediatamente aceitar uma nova versão dos fatos.
Esta busca pela verdade tem sido a preocupação do homem por milênios. É natural que o ser humano queira saber a realidade íntima das coisas, a explicação detalhada dos fatos, a essência de tudo. Com relação a si mesmo, esta verdade é fundamental para se obter o autoconhecimento, base para as grandes transformações de ordem íntima.
Vale ressaltar que geralmente ela não chega de uma só vez. Como conta-gotas, a verdade vai se impondo aos poucos e cabe a cada um percebê-la da melhor maneira possível. Mas que a verdade vai se impor, isto vai.
A verdade interior é de tamanha importância que podemos deslizar no mundo se não a apropriarmos devidamente. A lógica da vida vai nos fazer impotente se não a aceitarmo-la. É incontestável que o homem tenha certo receio de adquiri-la em sua completude, daí o fato dela vir sutilmente.
Ao se deparar com a verdade interior devemos, além de sua aceitação, recebê-la com humildade da alma, afinal, quem de nós já é possuidor da grande verdade?
Aquele que se interessa, de fato, pelo seu aperfeiçoamento moral haverá de conseguir tirar lições com a aprendizagem da verdade íntima agora descoberta. Ao invés de ignorá-la, vai abençoar a oportunidade do ganho moral que ela vai permitir para o aprendizado da vida.
Não é fácil, eu sei, encarar-nos frente a frente. Se é difícil fazê-lo com o outro, imagine, então, fazer consigo mesmo, mas o jeito é enfrentá-la e tirar o proveito que puder. O pior será fugir dela, infelizmente há muita gente que faz isso. Que pena!
Eu, quando encontro tais situações na vida, deixo-me ir pela correnteza dos fatos, deixo ver até onde isto vai dar. Não me previno que estou certo e não devo mudar. Escuto, analiso, observo, verifico se corresponde à realidade e, somente aí, tomo a minha decisão de aceitá-la ou não. Depois, mãos a obra porque se é verdade, verdade verdadeiríssima, tenho mais é que abrir meu coração e ir em frente.
A descoberta da verdade será objeto de procura pelo homem por todos os tempos. Da verdade completa e da verdade de si mesmo. Deve, assim, manter-se humilde, postura de aprendiz, flexível, aberto para o novo. Rejeitá-la, jamais.
Absorver a verdade é dever de toda pessoa de bom coração, que deseja aprender com a vida e não sair dela  como professor ou mesmo na intenção de ser seu dono exclusivo.
“Conhecerás a verdade e ela te tornará livre”, afirmou o Nosso Senhor Jesus Cristo. Que beleza! Mil vezes estar livre por aí a estar preso no labirinto da vaidade e da mentira.
Que Deus nos abençoe e até outra oportunidade se Ele quiser.
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário