25.11.14


Generosidade com as palavras

"Aquele que estiver sem pecado que atire a primeira pedra".
Meus queridos irmãos, quando Jesus disse estas palavras para as pessoas que arrodeavam a mulher adúltera queria dar uma lição para todos nós: que devemos fazer contra o outro se possuímos igualmente grandes imperfeições?
A acusação contra quem quer que seja é inútil porque nós mesmos possuímos o gérmen da imperfeição nas nossas almas e enquanto não nos livrarmos dele não teremos condições de apontar os erros de ninguém.
Mas ora, o próprio Jesus, senhor da sabedoria, quando esteve entre nós se absteve de acusar. Por que fez isso? Porque ele sabia da necessidade de adotarmos a generosidade.
A generosidade é considerar que todos nós podemos errar e que devemos tolerar as faltas dos outros.
O que chamo atenção nestas palavras do Nosso Senhor Jesus Cristo é que todos hoje, ou parcela considerável da população, se acham no direito de falar abertamente da vida dos outros. Com que permissão?
Falar do outro pode não ser crime, mas é extremamente antiético, desumano, uma conduta anticristã.
Falar da vida alheia para quê? Alguém lhe deu permissão para adentrar nos assuntos que não lhe pertence?
A vida é de cada um e deve ser de responsabilidade individual os seus atos. Não se deve jamais "meter o bedelho" onde não se foi chamado.
Quando, porém, a pessoa deseja a sua opinião, então fale à vontade, diga o que pensa, não numa postura de repreensão, mas de orientação dentro daquilo que você pensa.
Não se desespere com a opinião alheia sobre você. Se alguém te blasfemou, se invadiu a sua privacidade, se comentou algo indecorosamente, perdoe. Eles literalmente não sabem o que fazem. Se soubessem não se preocupariam com a sua vida, mas com as deles próprios.
Falar do outro não é crime, porém é um ato de presunção. Quem assim faz acha que no lugar do outro faria melhor, faria diferente. Coisa nenhuma. Estes mesmos que falam dão continuamente com os burros n'água. Precipitam-se e erram do mesmo jeito, porque é fácil falar do problema do outro não estando na pele do outro, simplesmente.
Portanto, cuidado com o que diz. Cuidado mais ainda com o que pensa. Se não pensasse coisa ruim consequentemente não falaria.
Lembre-se sempre: "a boca fala o que está cheio o coração".
Muita paz em Cristo,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário