22.1.15

Refletir

Pensar é coisa fácil, sobretudo quando se tem o hábito de pensar. O pensamento é coisa que move a gente para outro lugar. Já percebeu o quanto é difícil ficar sem pensar?
Quando alguém quer parar de pensar parece que é aí, então, que a mente acelera e pensa ainda mais.
Por que isso acontece?
Por que a vida, penso eu, é um eterno pensar.
Refletir, portanto, é uma atitude permanente, imediata para quem está atento na vida.
A reflexão nos faz chegar longe porque um pensamento puxa outro. Uma ideia puxa outra. Uma conclusão qualquer nos abre portas para pensar em algo novo.
A vida é assim, precisamos pensar, refletir, analisar tudo constantemente, senão a vida fica sem proveito algum.
Pensar e refletir, porém, são coisas distintas.
Quando penso fico a mercê de qualquer coisa que chegue a nossa mente, não há uma direção específica, mas quando reflito, aí não, eu direciono o meu pensamento, eu digo para ele para onde eu quero ir, não o deixo divagar.
Refletir é pensar possibilidades, é fazer conexões, é tirar conclusões, é repartir o pensamento em outros tantos e verificar cada um destes pedacinhos, sua origem e consequência.
Tem gente que fica por aí dormindo na intenção de não pensar e quiçá refletir. Ora, quando se dorme, se deita o corpo, vejo do lado de cá da vida, aí é que pensamos mesmo, porque livre do corpo damos ainda mais asas a nossa imaginação.
Lógico que tem gente que é dorminhoco demais e dorme até dormindo...
A grande maioria, porém, sempre faz algo depois que dorme, aprofunda-se nos seus pensamentos e reflexões. Dão até vida a eles. Animação, movimento, personagens, sonha.
O pensamento refletido nos faz ir para uma direção mais acertada na vida. Não é a vida que nos leva, somos nós que levamos a vida.
Pensar, refletir e agir, coisas inerentes a todo ser humano. É por isso que nos distinguimos dos animais, porque pensamos, refletimos, agimos.
O animal tem lá os seus instintos, a sua inteligência embrionária, mas nós, seres humanos, temos um cérebro mais completo, exatamente para raciocinar, fazer contato entre os pensamentos, dar vida a eles.
Se você, portanto, não pensa, está reduzindo a sua capacidade de ser humano, não é verdade?
Pense na sua vida. Pense, mas aja logo, saia do lugar. Verifique o que está dando certo e prossiga, e descarte imediatamente aquilo que está te levando para trás, porque a vida é movimento constante para frente, para o alto, para o além.
Deixemos para lá tudo que nos atrasa, que nos impede de seguir adiante, de avançar.
Sejamos constantes nos nossos propósitos, nas nossas intenções e, principalmente, nas nossas boas ideias.
Pense, reflita e aja. O mundo e a vida vão se tornar bem mais interessantes para você.
Fique em paz!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário