9.1.15

Trabalho e Dignidade

Disse Jesus: “Eu e o Pai não cessamos em trabalhar”.
Por que esta advertência magnânima de Nosso Senhor Jesus Cristo?
Penso que Ele quis nos dizer que não devemos nos lamentar ou lamuriar porque trabalhamos.
O trabalho é o que nos deixa mais fortes e inteligentes, mais úteis e com disposição, é o que nos faz, de fato, viver.
Trabalhar é dádiva para os bons. Seja qual for o ofício, o mais simples que seja, é importante.
Como o trabalho é vida, cada vez que trabalhamos, vivemos mais.
O trabalho enobrece o ser humano porque ele pode almejar outros ares, mostrar-se capaz para enfrentar o mundo, superar-se constantemente.
Há quem fale mal de seu próprio trabalho, isto não é bom. Ora, se não está satisfeito com o trabalho que tem procure outro, mas enquanto estiver naquela labuta faça da melhor maneira possível e honre o seu local de produção diária.
Saiba que muitas outras pessoas gostariam de estar no seu lugar e não estão.
Nos dias de hoje, pelo que percebo, está cada vez mais difícil se conseguir um trabalho. Quantos trabalhadores saem diariamente à busca de uma oportunidade de emprego e volta à noite de mãos vazias? É sempre a mesma resposta: não, não, não...
Eu trabalhei a vida inteira e ainda trabalho, não poderia ser diferente.
Já informei que aqui onde estou, no mundo espiritual, o trabalho é constante. Quem pensa que quando se morre se vai descansar está muitíssimo enganado. Aqui se trabalha e ininterruptamente.
Trabalhar é coisa boa, seja no que for, é algo a ser incentivado e melhorado.
O conteúdo do trabalho se modifica constantemente pela própria evolução do ser humano. Mesmo quando a máquina substitui o homem há sempre novas atividades a se fazer. O que se precisa é preparar as pessoas para os novos desafios. O que não pode é deixar as pessoas sem uma ocupação.
Os jovens, apesar de alguns programas de incentivo no Brasil, ainda são muito discriminados porque não possuem experiência. Ora, somente se pode cobrar algo quando se dá uma oportunidade. Não se pode exigir para o jovem aquilo somente se possui com o tempo.
Paradoxal é imaginar que alguns trabalhadores possuem muita experiência e são postos de lado, depois dos 50 anos então... Está velho, não serve mais.
Excluem-se os novos e os velhos no mercado de trabalho, que absurdo.
O Papa Francisco já fez justa advertência sobre este fenômeno mundial, preocupado que é com  a inclusão de todos no mercado de trabalho.
Ele sabe, como eu, que a dignidade do ser humano está na autonomia que tem de produzir e ganhar a vida com o dinheiro que amealhou na sua jornada de trabalho.
Dignidade subtraída de milhões e milhões de pessoas pelo mundo afora.
Vamos ter que mudar esta situação imediatamente se queremos ver um terceiro milênio de mais justiça social e equidade.
Trabalho para todos, agora e sempre.
Dignidade já!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário