25.5.15

A Opção pelo Amor

Em tudo na vida é preciso amar.
Tudo que é feito precisa ser feito com amor.
O amor é o centro de tudo, sem ele tudo fica sem sentido, não há outra opção.
Os que teimam em operar coisas sem amor, podem ver, no final não dará certo. O que, porém, é feito com zelo, com cuidado, com esmero, isto tem amor, e vai ser vitorioso.
O amor sendo o centro de tudo opera milagres.
Quando alguém está doente, muito doente, sem muita esperança de melhora, então é aí que o amor aparece mais importante.
De início, pedimos a Deus pela nossa melhora. Depois, vemos os nossos que pedem a Deus por nós. Meus filhos, porque não pedimos pelo amor à própria vida, pelo simples fato de que queremos continuar na carne e sermos produtivos. Quando o amor se manifesta em nós mesmos, mesmo na condição de sobrevivência, já é amor, autoamor, amor por si mesmo, que é o básico que toda criatura deve ter por si.
O amor transforma tudo, faz tudo desaparecer e se mostrar com novos ares, uma verdadeira maravilha.
Já vi gente ranzinza, chata mesmo, daquelas que ninguém suporta estar presente, que um dia, sem ter nem para quê, se apaixonou, conheceu o amor verdadeiro, e aí, por força das circunstâncias, teve que se modificar por dentro para agradar a pessoa amada. É o amor transformador.
O amor também se dá quando a gente se apieda da condição do outro. Vemos o outro sofrer tanto que não queremos compartilhar a dor daquele jeito, então, pomos a orar, a pedir pela sua “absolvição”, pelo seu alívio, e o Pai que atende toda solicitação para o bem dá lá o seu jeitinho.
Quando pensamos no outro, quando saímos de nós mesmos em busca do outro, quando deixamos de ver para o nosso próprio umbigo, estão é sinal que estamos evoluindo. O mundo não é somente eu, começamos a pensar. Mais do que isso, começamos a perceber também que a nossa felicidade, aquela verdadeira, nos diz que eu só serei, de fato, feliz se eu ver igualmente a felicidade de meu irmão de caminho.
Esta solidariedade irrestrita, este gostar por si mesmo, nos levar espontaneamente ao encontro do Criador. É assim. Completamo-nos à medida que saímos de nós e vamos ao encontro do outro, reflexo de Deus perto de nós. Na verdade, ao amarmos o nosso irmão de caminho estaremos, por tabela, amando o nosso próprio Pai.
É assim a maravilha do amor.
Amor de ação e não apenas de pregação.
Amor de devoção e não apenas de simples emoção.
Amor de coração e não apenas de apelação.
Viva o amor e será bem mais feliz.
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário