4.5.15

Ser Útil



O que nos inspira na vida?
Qual a razão de ser do nosso existir?
Estas perguntas são fundamentais para quem deseja viver por uma causa maior e não apenas estar na vida. Ator e não espectador.
A diferença fundamental está, a meu ver, em servir a algo que lhe dê sustentação espiritual. Algo que transponha os limites terrenos da matéria, algo que estabeleça uma conexão com o Criador Deus Pai.
A vida que não tenha sentido é apenas uma passagem de dias, horas, minutos, segundos...
Precisamos encontrar um norte para o nosso viver e – de preferência – no encontro com o outro, na assistência aos nossos irmãos de caminho.
Não sei se me fiz claro, mas foi isso que procurei na minha passagem recente entre vocês. Dar um sentido à vida. Eu achei o meu modo, mas você tem que encontrar o seu.
A minha vida era servir, doar-me ao meu próximo, buscar soluções para amenizar a dor da minha gente, onde estivesse. Se não pudesse com meus próprios recursos, procurava ajuda. Se ainda assim não conseguisse, apelava a Deus e Ele haveria de prover. Ele nunca me faltou todo esse tempo.
Acreditar na vida e na beleza do existir, nisto confiei os meus dias e fui feliz. Procurei no encontro com meu irmão necessitado a razão da minha existência e como fui feliz por causa disso.
A busca do outro nos revela que somos inúteis ao mundo se não estivermos em contato com a realidade do que está a nossa volta e colaborar para ajudar no que for possível.
Onde você estiver, na posição que você estiver, você pode ser útil a uma boa causa. Não se trata de ter recursos financeiros para ajudar materialmente, o que importa é estar em posição de ajuda no que for necessário e não recuar.
Todos a nossa volta estão, de alguma forma, necessitados de algo.
Um aperto de mão é importante.
Um abraço é importante.
Uma palavra amiga é importante.
Um sorriso é importante.
Uma colaboração para executar um trabalho é importante.
Tudo é importante quando se deseja servir, até mesmo a simples presença, às vezes, sem nada fazer, é importante.
Ter esta predisposição para ajudar é o essencial para quem deseja servir a Deus e ao Nosso Senhor Jesus Cristo.
Faça a sua parte, mínima que seja, que já representará grande contribuição à obra de Deus Pai.
Seja útil e verá que seus dias se encherão de paz e contentamento. Não há nada mais gratificante do que ser útil ao nosso irmão de caminho.
A este gesto de solidariedade, Jesus denominou de amor.
Amemos, portanto, na perspectiva sempre de estar sendo útil a vida de quem quer que seja.
O bem é fundamental para a alegria da alma.
Fique com Deus!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário