13.7.15

Fazer o Bem

Tudo que se faça nesta vida tem que ser bem feito. Se nos propomos a fazer algo que se faça com a mais absoluta qualidade possível. O que precisamos é ter gente engajada no bem geral. Não podemos admitir mais que mal algum aconteça por causa da atuação do bem. Este tempo tem que acabar e vamos acabar.
O que defendo, em todos os aspectos, é que tenhamos uma atitude voltada permanentemente para o bem. Não podemos admitir que nossas ações sejam desviadas constantemente do projeto maior de Deus nas nossas vidas. Este tempo já passou para aquele que já conhece a verdade divina em si mesmo.
O que podemos fazer, então?
Policiarmos as nossas ações que se desviam do bem. Ao percebermos que algo que faremos terá o impacto negativo em alguém, antes mesmo de fazer, devemos retê-lo em nós. Evitar sair de nós. Se conseguirmos brecar o mal que somos agentes então haveremos de contribuir para a paz total.
Este exame permanente das nossas atitudes custa caro. Vamos ter que exercitar a vigilância 24 horas de nós mesmos. Sabe o que isto significa? Significa o exame dos pensamentos. Significa controlar qualquer impulso indevido. Significa estar sintonizado, o tempo todo, com as forças superiores do bem. E isto só acontece se estivermos em pleno estado de oração.
Não outra maneira de produzir o bem na Terra. Seremos agentes do bem quando nos dispusermos a este trabalho incansável de renovação interior. Como a maioria das pessoas não está preocupada com isso, como funcionam numa espécie de piloto-automático, então colocam para fora tudo que geram, sem processamento, e como sempre se diz: as consequências somente chegam depois.
O bem na Terra, portanto, se constrói, inevitavelmente, pela produção do bem individual.
Quando somos alertados das guerras, dos conflitos, das intemperanças, das agressões de todo tipo, é porque alguém, de algum modo, não freou os seus impulsos menores.
A qualidade de fazer o bem, como qualquer produto ou serviço, está no ânimo interior de fazê-lo, na vontade individual de produzir mudanças. A notícia positiva disto tudo é que quando o nosso exemplo é eficiente provoca naturalmente o esforço de outros para fazer o mesmo.
O que queremos, meus irmãos de caminho, é o brilho nos olhos, é a força da vontade, é a disposição de servir.
Todos são convocados para isso, conforme nos asseverou o Nosso Senhor Jesus Cristo. Pegue, portanto, a sua cruz e siga-O. Ele espera de braços abertos para dar continuidade a sua obra redentora.
Paz,

Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário