21.7.15

VOCÊS JÁ VIRAM?!

Creio que, de espírito batedor que eu sempre fui, e ainda sou, esteja virando espírito perguntador – deve ser influência do Codificador!
A pergunta desta semana, que, de fato, me intriga, é a seguinte: vocês já viram algum companheiro de ideal espírita-cristão, verdadeiramente consagrado à prática da Caridade, dedicando-se a crítica sistemática contra outro confrade de nossas lides doutrinárias?!
De minha parte, confesso que não.
Sempre que me deparo com um crítico, maledicente e contumaz, do esforço de servir em alguém, constato, sem dificuldade alguma, que esse nosso irmão pode ser considerado muito mais um teórico do Espiritismo, do que propriamente um adepto que se preocupe com a vivência cotidiana de seus Princípios.
Vocês concordam, ou acham que esteja exagerando?!
Sinceramente, eu nunca percebi, por exemplo, um espírita que seja sopeiro, passista, faxineiro no Centro Espírita, costureiro, benfeitor dos mais pobres, aficionado leitor das páginas de “O Evangelho”, amante da oração do “Pai Nosso”, seguidor dos exemplos de Chico Xavier, etc. – eu nunca detectei um desses companheiros de Doutrina a se esmerarem na crítica destrutiva contra quem quer que fosse!
Sempre que tenho oportunidade de lidar com alguma crítica – não a mim, que estou consciente de que mereço todas elas –, analisando o currículo de vida de seus autores, observo que lhes sobra excessivo tempo ocioso na encarnação e que, praticamente, são quase todos nulos no campo das atividades de assistência aos mais desvalidos...
Eis o que, ultimamente, eu tenho me desdobrado para tentar compreender.
Por que será que os que, com sinceridade, se empenham em sua própria renovação íntima, não se encorajam a atirar pedras sobre os outros?! Será que, talvez, seja por que já lograram alcançar mais profundo conhecimento a respeito de si?!...
Tendo a responder afirmativamente a questão que eu próprio formulo e tomo a liberdade de endereçar aos amigos deste Blog.
Para mim, dentro de nossa Universidade, que, na revivescência do Evangelho, é o Espiritismo, existe uma escola de dissidência ética, encabeçada por cultores de uma falsa intelectualidade – escola que, infelizmente, tem feito vários seguidores, criando problemas sérios para a nossa Doutrina de Paz e Amor.
Interessante que os maiores críticos de meu conhecimento pertencem a tal escola, que não é a de Chico Xavier!
Vocês já repararam isto?!
Façam uma enquete silenciosa a respeito, e vejam a que escola pertence, por exemplo, os oradores intolerantes e mal educados, vaidosos e exigentes, e os médiuns elitistas que, no Movimento, incrementam os cursos pagos, chegando à desfaçatez de falarem em “investimento” – sim, “investimento”... bolso deles!
Não sei, não.
Acho que os espíritas, que anelamos ser sinceros profitentes da Fé, precisamos, urgentemente, efetuar um retorno às nossas origens – aos caminhos que, sacrificialmente, foram trilhados pelos pioneiros do Espiritismo!
Em vez de nos lançarmos a uma disputa de Conhecimento, vamos nos lançar a uma disputa de Bondade! Quem consegue perdoar mais, esquecer mais agravos, auxiliar mais, servir mais, aproveitar mais o tempo na prática do Bem aos semelhantes?!...
Aliás, eu vou dizer a vocês que o Conhecimento tem sido por demais desconhecido de nós outros, que, equivocadamente, achamos que Conhecimento seja apenas e tão somente informação, nada, portanto, tendo a ver com formação.
Quem sabe, também faz a hora... de ser melhor!...
INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 20 de julho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário