10.8.15

Mergulho Interior

O pensamento é tudo. Se não pensamos nada acontece. Ocorre que pensar exige reflexão. Refletir é considerar vários elementos em si. Uma coisa de cada vez e todas as coisas juntas. Isto é pensar. Quando penso, estou saindo de mim mesmo estando dentro de mim. Vou dizer uma coisa: se me deixarem eu ficaria o tempo todo mergulhado nos meus próprios pensamentos. Lá, encontro a resposta para tudo, sobretudo quando me deixo penetrar pela luz profunda de Deus em mim.
Quando penso, entro em águas que jamais imaginava imergir. O pensamento começa, como se fosse um mergulhador dos oceanos, a descer cada vez mais, a entrar no âmago de mim. E lá vou eu encontrando todas as respostas que preciso. É verdade que também vou encontrando mais e mais perguntas. É assim mesmo, este é o desafio de quem quer chegar as profundezas de si mesmo.
Ora, pensar exige também paciência, paciência consigo, porque haverá mergulhos sem respostas, pelo menos naquele momento. Mergulhos que não teremos retorno algum do que estávamos procurando. Num outro momento, porém, às vezes sem estar no processo de introspecção, as respostas chegam como que borbulhando na nossa consciência.
Na verdade, penso eu, nós continuavamos a mergulhar mesmo que inconscientemente. A mente estava procurando a resposta, continuava a inquirir o que mais existia daquela reflexão, e no momento propício ela brotava triunfalmente com o que se desejava, a resposta de ouro.
Se, porém, você leva a vida sem refletir muito bem, então ela vai escorrendo das suas mãos. Você fica sem controle sobre ela. Os fatos vão se sucedendo sem que você participe deles. É como se você fosse um mero espectador da sua própria vida.
Platão já disse, apropriadamente, que "a vida que não fosse refletida não merecia ser vivida". Pura verdade. Se você não aprende com a vida que leva, se não tira lições de ouro do que passa com você, é como se você estivesse num automóvel no banco de passageiros, quando, na verdade, você deveria estar é conduzindo o veículo da sua própria existência.
Mas há tempo de modificar este comportamento irrefletido. Você pode agora, agora mesmo, mudar esta postura de vida.
Comece fazendo uma retrospectiva, por exemplo, do dia de ontem, que está fresquinho em sua mente. Olhe direito o que você fez e deixou de fazer ontem. O que fez de bom e o que não deveria ter feito. O que esqueceu de fazer ou perdeu a oportunidade de realizar. Se possível, anote estas coisas. É uma forma de gravar e se policiar para que as coisas fugidias não passem mais e reforçar o que de bom você fez. Depois disso, mantendo esta prática diária, será mais fácil refletir sobre a semana, o mês, o ano, os anos, toda a vida.
É assim que acontece, é preciso praticar, sair do imobilismo de você mesmo e adentrar no mundo interessante que te aguarda no mais profundo do seu eu.
Faço isto todos os dias e principalmente no lado de cá da vida. Tenho me conhecido cada vez mais. Conseguido acessar informações extraordinárias de mim mesmo. Sou um eterno descobridor de mim.
Que maravilha, Senhor!

Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário