24.8.15

Propósito de Vida

As pessoas possuem responsabilidades sobre a terra. Ninguém está aqui isento de responsabilidades. Todos possuímos algo que é esperado de nós. Fugir a elas é fugir, no fundo, a si mesmo. Então, sejamos responsáveis por aquilo que almejamos conseguir, caso contrário poderá ser colocado tudo por terra pela invigilância e ausência de foco.
Ora, estar atento a sua missão maior é tarefa das mais importantes na existência. Descobrir o que nos move e seguir sempre nesta direção, eis o desafio a ser perseguido.
Muita gente não sabe o porquê de estar por aqui. Vive a vida a esmo, sem direção e sem sentido. O que fazer com elas? Dar um sacolejo na vida delas para ver se elas despertam para as suas próprias responsabilidades de viver.
Não é fácil, pelo que vejo. Muitas pessoas, mesmo passando por situações difíceis, de aperto mesmo, continuam fazendo as mesmas coisas de antes ou até mesmo nada. Isso não é bom.
Sabe o que é viver por aí sem propósito de vida?
Acordar-se todos os dias, levantar da cama, ir trabalhar, voltar para casa e ficar sem um foco na vida é revoltante para si mesmo porque um dia esta experiência carnal vai se acabar e qual será o saldo que se levará depois disto?
Tenho visto – e muito – é o trabalho de orientadores espirituais neste sentido. É o tempo todo lembrando e criando situações para que seus tutelados acordem para a vida. Alguns casos conseguem êxito, em outros é um caos completo, pois parece que seus orientados vivem em estado de sono permanente, ou seja, não conseguem despertar.
Este trabalho de orientação espiritual é permanente porque, invariavelmente, as pessoas tendem a ter foco em alguns assuntos e em outros não. Mesmo naquilo que guardam certa atenção é comum esquecerem de cumprir certas “obrigações”.
Este estado de vigilância permanente, esta atitude de foco é fundamental para uma vida com propósito. Saber para onde se quer ir, mover sua atenção e energia e estar focado nisso é o mecanismo da vida produtiva.
Sua vida, meu irmão ou minha irmã, é produtiva?
Você possui foco naquilo que é o mais importante na sua existência?
Você aprende com os descuidos do caminho e com suas experiências exitosas ou não?
É este aprendizado que lhe fará mover para frente e avançar. É esta perseverança que lhe fará conseguir sucesso na sua vida. Portanto, não desperdice tempo com aquilo que não te agrega valor na vida, que é um passatempo.
Viver com propósito é um grande ganho da vida.
Construir uma educação exemplar na família pode ser um propósito para os pais.
Ser um profissional consciente e responsável pode ser um propósito para um trabalhador na sua atividade.
Alcançar os elogios dos companheiros de trabalho pela sua condução adequada pode ser um propósito de um chefe.
E assim por diante.
Viver com propósito deve ser o empenho de todos que desejam sinceramente tornar estar vida mais interessante e feliz.

Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário