8.11.15

Viver com Significado

O que busca nesta vida?
Esta pergunta é fundamental para responder a todas as outras. Com a definição do que te propões a fazer ficará bem mais fácil trilhar o caminho da vida.
Ocorre, porém, que muitos nem sabem porque estão aqui. Muitos desprezam o tempo valioso que Deus nos dá no corpo físico e fica como que a passeio por este mundo. Não é assim que se deve proceder.
A experiência carnal é envolvida de muitas nuanças. Tem o aspecto psicológico que afeta toda a formação. Tem o aspecto moral que deriva o caráter. Tem o aspecto da convivência que estabelece o nível de maturidade nos relacionamentos. E outros mais.
O essencial na experiência terrena é tirar dela todas as lições possíveis para o progresso espiritual.
Há gente que passa pela vida sem sentido algum de viver. Abre e fecha os olhos na Terra como se estivesse num processo de sono. Para este, a vida é fugidia e sem propósito.
Há gente, porém, que estabelece objetivos a conquistar enquanto está por aqui. Não precisam ser objetivos grandiosos, missões extravagantes, mas reconhece que, enquanto estiver no mundo dos vivos carnais, é para deixar algum legado. Para este a vida ganha significado e cada momento é considerado como ouro pela sua incrível importância.
O que é passar pela vida e vivê-la sem propósito? É como não se viver.
A vida não é um passar de dias qualquer, a vida é oportunidade de aprendizagem e evolução.
Nos meus dias entre vocês, desde cedo, busquei atingir alguns objetivos de vida. Depois, mais maduro, alterei alguns deles, ressignificando muitos. Abandonei algumas defesas que fazia, mas isto é normal para quem busca. A idade vai mostrar o que é significativo daquilo que não é.
A vida, portanto, daquele que deseja chegar a algum lugar, é naturalmente dinâmica. Sim, porque é erro imaginar que já chegamos prontos para a encarnação. Tudo é um projeto a se desenrolar e, às vezes, situações outras nos mostram derivações que não imaginávamos durante o processo de planejamento encarnatório. Tudo, porém, é para nosso destino melhor.
Estas lições de vida nos promove o crescimento interior. Um ser que começa a sua existência terrena e termina do mesmo jeito não evoluiu em nada. Aquele, no entanto, que muda durante a jornada, num processo permanente de auto inquirição, este sabe o que quer, mesmo que mude de planos. Ele sabe perfeitamente o que não quer e isto já é evolução.
A vida torna-se mais interessante àquele que estabelece objetivos existenciais. O inerte, o volúvel, o envolvido pela causa dos outros, perde tempo precioso.
Quando renascer, nalgum tempo no futuro e talvez não seja tão distante assim, quero me dedicar novamente às letras. Não é por puro comodismo já que me usufrui delas na vida anterior, mas porque vejo que tenho muito mais a dizer.
No mundo renovado que já se prepara, quero expressar, como faço comumente nestas linhas, o alvorecer da era nova. É fantástico aquilo que aprendemos no mundo espiritual. Quanto a humanidade precisa ainda percorrer para se espiritualizar e isto é uma construção de muitos anos, séculos até. Quero servir a esta causa, a causa da espiritualidade aberta e consciente. É isto que quero fazer.
Meus tutores já me orientam os passos para uma encarnação vindoura, sei que posso contribuir ainda mais com meu verbo e pensamento, agora numa causa ainda mais nobre.
Se me dediquei em boa parte para livrar os escravos da privação de sua liberdade, quero dedicar minha próxima aventura na carne a livrar as pessoas da prisão de suas consciências. O melhor nisto tudo é que ao fazer para os outros começarei a fazer para mim mesmo.
Tudo ainda são planos, objetivos a tomarem forma e definição.
Seja você também autor da sua própria existência terrena, o protagonista do seu próprio drama existencial. Você pode agora mudar os rumos que talvez não tenha conseguido estabelecer. Você pode dirigir melhor o trajeto da sua vida. Você pode.
De minha parte o meu desejo de sucesso ancorado em Deus e em Nosso Senhor Jesus Cristo, se possível.

Joaquim Nabuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário