31.1.15

ORIENTAÇÃO


"E procureis viver quietos e tratar dos vossos próprios negócios e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado."         Paulo; I Tessalonicenses, 4:11

A cada passo, encontramos irmãos ansiosos por orientação nova, nos círculos de aprendizado evangélico.
Valiosos serviços, programas excelentes de espiritualidade superior experimentam grave dilação esperando terminem as súplicas inoportunas e reiteradas daqueles que se descuidam dos compromissos assumidos. Assim nos pronunciamos, diante de quantos se propõem servir a Jesus sinceramente, porque, indiscutivelmente, as diretrizes cristãs permanecem traçadas, de há muito, esperando mãos operosas que as concretizem com firmeza.
Procure cada discípulo manter o quinhão de paz relativa que o Mestre lhe conferiu, cuide cada qual dos negócios que lhe dizem respeito e trabalhe com as mãos com que nasceu, na conquista de expressões superiores da vida, e construirá elevada residência espiritual para si mesmo.
Aquele que conserva a harmonia, ao preço do bem infatigável, atende aos desígnios do Senhor no círculo dos compromissos individuais e da família humana; o que cuida dos próprios negócios desincumbe-se retamente das obrigações sociais, sem ser pesado aos interesses alheios, e o que trabalha com as próprias mãos encontra o luminoso caminho da eternidade gloriosa.
Antes de buscares, pois, qualquer orientação, junto de amigos encarnados ou desencarnados, não te esqueças de verificar se já atendeste a isto.

Vinha de Luz - Francisco C. Xavier - Emmanuel

30.1.15


A CRIAÇÃO
 
    Como se deu a formação do Universo e como começou a vida na Terra?
    O ser humano ainda não tem condições para conhecer inteiramente o princípio das coisas, porque não está suficientemente desenvolvido intelectual e moralmente para isso.
    À medida que progredir, com seus estudos e pesquisas irá descobrindo e entendendo melhor as leis e princípios da Natureza, conseguindo formular teorias mais próximas da verdade a respeito da formação do Universo e do surgimento dos seres.
     Além das descobertas que fizer por si mesma, a Humanidade também poderá receber revelações espirituais a esse respeito (como já ocorreu no passado), dosadas ao seu grau de evolução.
    Assim, aos poucos, irá sendo levantado o véu que, por enquanto, nos encobre os mistérios da Criação, a grande obra da vontade divina.
    I. O QUE A CIÊNCIA DIZ?
    A Ciência humana não cogita de um Deus Criador e, portanto não considera o Universo uma Criação Divina. Seu ponto de vista é materialista e agnóstico (declara ser o absoluto inacessível ao espírito humano), mas procura entender o princípio das coisas, através de diferentes estudos, tais como:
    - Astronomia: estudo da constituição e movimentos dos astros;
    - Geologia: estudo da constituição física da Terra;
    - Antropologia: estudo do homem e dos grupos humanos;
    - Paleontologia: estudo dos fósseis (restos ou vestígios de vida bem antiga), tanto de animais como de vegetais. Neste estudo, recorre a métodos de pesquisa que permitem calcular, com relativa precisão, o tempo de existência de coisas e seres. Ex.: radioatividade, magnetismo, microquímica, raios X, ultra-violetas, infra-vermelhos, testes de carbono 14 e de flúor.
    Eis algumas das principais conclusões da Ciência sobre a formação do Universo e a vida existente na
Terra:
    - o Universo teria resultado de uma grande explosão (é a teoria do Big-Bang, uma das mais aceitas atualmente);
    - a formação da Terra se iniciou há bilhões de anos, em processos que se estenderam por largos períodos e eras;
    - a vida se manifestou na Terra em formas primárias e em épocas muito remotas, evoluindo, depois, para seres mais organizados;
    - a espécie humana foi a última a surgir, o que teria ocorrido:
     Quando?
    Suas formas mais primitivas, há pelo menos 1.750.000 anos.
     Como?
    Um ramo da linhagem dos antropomorfos apresentou evolução diferente, dando origem ao "homo sapiens".
    Por quê?
    A Ciência não tem explicação para isso. Haveria um "elo perdido" na escala da evolução dos seres.
    Onde?
    Em vários pontos do globo e em épocas diferentes, mas constituindo sempre uma mesma espécie, embora a diversidade das raças.
     II. O QUE DIZ O ESPIRITISMO?
    Dois são os elementos gerais do Universo, criados por Deus:
    - o Princípio Inteligente: é dele que se originam, por processo evolutivo, todos os seres espirituais;
    - o Fluido Cósmico Universal: é a matéria primitiva, em seu estado mais elementar; em suas modificações e transformações, dá origem à inumerável variedade dos corpos da Natureza.
    O espaço universal é infinito e nele não existe o vazio, pois está todo preenchido pelo fluido cósmico universal em seus diferentes estados.
    O espírito atua sobre o fluido cósmico universal em seus diferentes estados, produzindo com isso variados efeitos.
    III. OS MUNDOS E OS SERES VIVOS
    Os mundos são formados pela condensação da matéria disseminada no espaço universal. Não sabemos quanto tempo os mundos levam para se formarem nem quando desaparecerão. Mas é certo que Deus os renova, como renova os seres vivos.
    Os elementos orgânicos (que vêm a constituir organismos vivos) já existem em estado de fluido, na substância que preenche o espaço universal (e com o qual os mundos vêm a ser formados).
    Estão ali em estado latente, de inércia (tal como ocorre na crisálida e nas sementes das plantas).
    Quando, num mundo, as condições se tornam propícias ao seu desenvolvimento, surgem, então, os seres vivos, que evoluem das formas mais simples para as mais complexas.
    IV. ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA NA TERRA
     Em certa fase da formação da Terra surgiram em sua substância elementos orgânicos. Mas uma força natural os mantinha afastados.
    Com as transformações ocorridas no planeta, em seu princípio, cessou a atuação daquela força e os elementos orgânicos se agruparam e desenvolveram, dando origem aos seres, que foram se  diferenciando em espécies. Os seres de cada espécie absorveram em si mesmos os elementos necessários e, unindo-se uns aos outros, pela reprodução transmitiram esses elementos aos seus descendentes.
    Sobre a evolução diferente que um ramo da linhagem dos antropomorfos apresentou e a Ciência não soube explicar, o Espiritismo esclarece: o "elo perdido" não será encontrado na matéria, porque a causa dessa transformação não se deu na matéria mas no espírito; ocorreu pelo desenvolvimento do elemento espiritual (alcançado pelo próprio indivíduo ou graças à interferência de Espíritos Superiores) vindo a repercutir na formação de novos corpos.
    V. A CRIAÇÃO SEGUNDO A BÍBLIA
     Na Bíblia, a origem do Universo é relatada no livro "Gênesis" (origem, em grego). Ali se afirma que
tudo foi criado por Deus, tanto o sol como a lua, estrelas, a Terra com suas plantas e animais e, por fim, a espécie humana.
    Que essa criação foi feita por um ato da vontade de Deus (ex.: "Faça-se a luz") e em apenas seis dias.
    Que Adão, o 1° homem, foi feito do limo e Eva, a mulher, de uma sua costela. A data provável dessa criação teria sido 4.000 anos antes de Cristo.
    Desse casal descenderia toda a humanidade.
    Talvez haja, nessa narrativa bíblica, um simbolismo:
    - 6 dias = eras ou períodos;
    - limo = corpo humano foi constituído dos elementos materiais básicos deste planeta;
    - costela = mulher é da mesma natureza do homem, não lhe é inferior, mas sua igual e o homem deve amá-la como parte de si mesmo.
    Se não entendermos simbolicamente, haverá incoerências difíceis de aceitar, tais como:
    1) Adão e Eva eram os primeiros seres humanos e tinham dois filhos: Caim e Abel (outros filhos somente nasceriam mais tarde); quando Caim matou Abel, foi expulso do Éden (Paraíso), indo morar ao leste. Mas Caim:
    - tinha medo de ser morto ("quem comigo se encontrar me matará"); por quem, se não havia ainda outras pessoas além deles?;
    - nessa outra região, veio a se casar; com quem;
    - e estava construindo uma cidade; para quem? só para ele e sua família?
    2) Narra-se também, no livro "Gênesis" da Bíblia, que houve um dilúvio que exterminou todas as criaturas da Terra, menos Noé e sua família (e os animais da Arca), com o que teria recomeçado o povoamento do mundo. Se fosse verdade, como explicar a existência histórica ininterrupta dos chineses, desde há cerca de 30 mil anos? E também a índia e outras regiões do globo que apresentam habitação ininterrupta, em grande progresso e população, há mais de 10 mil anos? 
    Deve ter sido, quando muito um dilúvio parcial, apenas na região habitada pelos hebreus e outros povos bíblicos.
    Adão porém, não foi o primeiro nem o único homem a povoar a Terra, concordam a Ciência e o Espiritismo. Do ponto de vista espírita, o nome Adão pode ser símbolo:
    1) - de um grupo humano que sobreviveu aos grandes cataclismos sofridos por parte da superfície do globo, em diferentes regiões e épocas e que veio a constituir o tronco de uma das raças que povoaram a Terra;
    2) ou de uma ou mais colônias de espíritos que, há alguns milhares de anos, teriam vindo de outro
planeta para a Terra, aqui encarnando através de outros povos que já a habitavam. Teriam aproveitado a hereditariedade existente, mas produzido alterações por seus perispíritos mais evoluídos, dando origem a novos tipos físicos (raça ou raças adâmicas). Que eram mais evoluídos, seus conhecimentos e atos provam. Teriam sido banidos do mundo melhor de onde vieram, porque lá não se haviam disposto a acompanhar o progresso moral. Aqui na Terra, no mesmo tempo em que se reajustavam à lei divina, ajudavam os nativos terrenos a progredirem.
    VI. O ESPIRITISMO É:
    1) Criacionista: admite um Deus Criador e o separa da sua Criação. Neste ponto:
    - concorda com a Bíblia e discorda da Ciência, cujo ponto de vista é materialista e agnóstico;
    - discorda do Panteísmo, sistema filosófico que identifica a divindade com o mundo e segundo o qual Deus é o conjunto de tudo.
    2) Evolucionista: admite as transformações progressivas. Neste ponto:
    - discorda da Bíblia (se tomada ao pé da letra) porque nela não fica bem claro o fato evolução;
    - concorda com a Ciência apenas em parte; porque a Ciência fala somente da evolução nos seres corpóreos e o Espiritismo afirma a evolução também para os espíritos que animam esses seres.

Livros consultados:
De Allan Kardec:
- "A Gênese", caps. I, II e VI a XII;
- "O Livro dos Espíritos", caps. II, III e IV.
De Léon Denis:
- "Cristianismo e Espiritismo", Notas Complementares n° 1.
_______________________________

Livro: "Iniciação ao Espiritismo", Therezinha Oliveira - Livro Espírita a venda

29.1.15

O Amor sempre vence


As palavras dizem muito, mas os gestos falam mais alto.
Uma mulher, certa vez, pediu-me um conselho. Disse-me:
- Dom Helder, eu estou muito aflita, não sei o que fazer da minha vida. Todos os dias o meu marido bebe. Chega em casa bêbado, uma lástima, só o senhor vendo. Pois bem, um dia ele quis me bater. Não deixei, estava enfurecido, parece que estava com o diabo no corpo. O que eu devo fazer?
- Minha filha, Deus te abençoe! A vida é cheia de muitas surpresas. Casa-se com alguém esperando amor eterno e a bebida transforma a pessoa amada, mas é aí, minha filha, que o amor precisa falar mais alto. Ora, seu marido está doente, doente da alma. Por que ele bebe tanto assim? Já parou para perguntar isto a ele?
- Não, Dom, ainda não. Acho que é coisa do trabalho. Ele bebe assim, talvez, porque seja muito pressionado no trabalho dele. É o que eu penso.
- Faça o seguinte, minha filha. Dê a ele mais atenção. Quando ele estiver em casa sem ter bebido, fique mais com ele. Trate ele mais carinhosamente. Peça para sair com ele, ir para qualquer lugar. Veja o que vai dar.
Aquela senhora foi embora, nunca mais a vi. Outro dia, ela chegou para falar comigo.
- Dom, posso lhe dizer algumas coisas?
- Pode sim, minha família, sente-se aqui.
Ela, então, passou a narrar todo o seu drama novamente, no entanto, ia colocando alguns elementos que não havia falado da outra vez.
- Dom, meu marido é um homem bom, mas a bebida estava lhe tirando a vida aos poucos. Passei a fazer o que senhor pediu. Quando ele chegava em casa mais sóbrio, eu lhe dava toda a atenção do mundo. Parava tudo que fazia para prestar atenção nas suas histórias. Beijava ele quando podia. Fazia ele parecer que era um rei. Aos poucos fui notando a sua mudança, ele ia bebendo cada vez menos do que antes e chegar mais cedo em casa. Um dia, ele chegou para mim e disse que não queria mais beber e precisava da minha ajuda para isso.
- E o que você fez, minha filha?
- Eu dei apoio a ele. Fui buscar ele no trabalho todos os dias, isto porque ele ia beber justamente depois que saia do trabalho. Pensei que se eu evitasse que ele parasse numa barraca dessa qualquer seria mais fácil parar de beber.
- E o que aconteceu?
- Ele, no início, ficava meio aborrecido. Sentia que ele queria parar num lugar para beber, mas ia resistindo porque eu estava junto. Não foi fácil, Dom, ele ficava muito irritado. Eu me redobrava de carinhos para compensar aquilo tudo. Ele entendeu que eu queria o seu melhor. Um dia fui ao cinema com ele depois do trabalho. Outro dia fomos passear no parque. Todo dia, antes de chegar em casa, dava um jeito de fazer algo diferente. Ele foi gostando e aí um dia ele me disse:
- Minha querida, minha tarefa agora é não beber mesmo se você não for me buscar. Deixe eu tentar, por favor.
De coração pesado concordei com ele, Dom, disse-me aquela mulher.
- E ele parou de beber?
- Parou sim. No início, ele chegava em casa muito cedo, parece até que vinha correndo do trabalho para casa. Aos poucos, percebi, que ele chegava no horário de sempre e mais calmo. Não perguntava nada, até porque sentiria o bafo da bebida se ele tivesse parado em algum lugar. Era um sacrifício para ele e ele resistia a cada dia.
- E aí, como está hoje?
- Tudo muito bem, graças a Deus. Ele se recuperou, não totalmente, segundo ele, porque ele me diz que ainda sente umas tentações, mas está vencendo a cada dia e eu fazendo mais carinho para ele e ele para mim. Obrigado, Dom, seu conselho valeu a pena.
- Nada, minha filha, foi o amor que venceu. O amor sempre vence, é só esperar que ele mostra que é superior a tudo.
Meus queridos amigos, esta pequena história vem demonstrar, mais uma vez, a excelência do amor. Uma pessoa que vive com amor faz prodígios que nem imagina. Foi o amor que moveu aquela mulher para falar desesperadamente comigo. Foi o amor que fez ela tomar a iniciativa de fazer carinho e tudo que ele pedia. Foi o amor que lhe deu a paciência para esperar a sua mudança de vida. Foi o amor que venceu.
O amor é feito de palavras também, é claro, mas é composto principalmente de ações no bem, ações concretas. A mãe de família foi movida pelo amor o tempo inteiro. Suas palavras sinceras levaram a executar a estratégia que lhe sugeri. Os méritos foram todos dela. O amor venceu porque encontrou no marido a resposta certa. Só o amor conversa com o amor, então sua atitude fez despertar o amor adormecido no coração do marido.
O amor é, portanto, feito de gestos, gestos largos e firmes, gestos sinceros e produtivos. Amar é ação e ela agiu no bem, por isso deu certo e sempre dará para quem tentar.
É o conselho que deixo esta manhã para todos vocês. Se algo está dando errado na sua vida, procure observar onde o amor pode ajudar e execute a estratégia definida, vai dar certo, não tem como não dar.
Espere no amor, mas, fundamentalmente, aja no amor. O amor mobiliza as principais forças da natureza e transforma qualquer pessoa ou situação.
Jesus sabia bem disso e por esta razão nos ensinou a amarmos uns aos outros.
É isto aí!
Helder Camara

28.1.15

COMUNICAÇÃO ENTRE ESPÍRITOS

Questão 282 do Livro dos Espíritos

Entre os Espíritos há comunicação, e das mais perfeitas. Eles utilizam o fluido universal como veículo, o pensamento, depois a vontade, e a transmissão está feita.
A própria mediunidade é prova dessa verdade. O médium sintonizado com os seus guias espirituais recebe deles as orientações através da força das idéias, como sendo a telepatia muito conhecida dentre os homens, principalmente entre os estudiosos deste assunto.
Assim como o ar é veículo dos sons que emitis, o fluido cósmico ou éter cósmico, é o veículo dos pensamentos, e com mais perfeição, porque não encontra barreiras em parte alguma da criação de Deus.
A palavra é material dependendo dos órgãos físicos do corpo para se expressar no mundo, e os canais da fala ainda são limitados para maior clareza do Espírito.
Quando se está de posse de um livro, que é lido sem usar a palavra oralmente, não se faz uma transmissão direta da escrita para o entendimento do leitor? Pois bem, esse sistema é semelhante ao usado entre os Espíritos, mesmo em distâncias imensuráveis.
Na leitura do livro, esse processo é uma transmissão em circuito fechado, para nos comunicarmos com os companheiros desse modo, basta abrir o circuito.
O tempo nos ensinará esse método, que logo será uma realidade entre os homens. Muitos já se iniciam nesses rudimentos, exercitando todos os dias, em toda parte, a transmissão e a recepção dos pensamentos. Isso se dará com mais perfeição quando a moral tomar a dianteira da ciência, para que o coração possa controlar os impulsos inferiores e a razão amestrar as idéias que não correspondam à verdade, quando as paixões forem cedendo lugar ao amor, na pureza que Jesus nos ensinou.
O Espírito é conhecido pelos pensamentos que emite e que vibram no fluido que mencionamos. Tudo fica escrito nesse livro de Deus, sem que se perca um til do que nele se escreve. Ainda mais, a nossa consciência registra igualmente tudo o que pensamos; o pensamento é uma semente de uma fluidez grandiosa, que plasma na luz tanto exterior, como interior, os seus desejos.
Há Espíritos que sentem a mesma dificuldade que os homens para se comunicarem entre si, mas a expressão fisionômica sempre fala, demonstrando o que sente.
A boca e as cordas vocais ainda são instrumentos de grande valor entre os homens, e continuarão a ser por muito tempo, porém, quando perderem sua utilidade, certamente que devem atrofiar, dando lugar aos ouvidos.
Se desejamos disciplinar os nossos valores, comecemos hoje, agora mesmo, porque o que empana a transmissão dos pensamentos com nitidez é o egoísmo, tão conhecido e usado entre todos; é a violência que se encontra em destaque entre os seres que esqueceram a compreensão. Devemos nos aclimatar ao ambiente de caridade, porque ela nos leva ao desprendimento, alcançando a felicidade.
O Evangelho de Jesus veio nos preparar para conversarmos pelo pensamento, porque moraliza os Espíritos, para que não se envergonhem das transmissões.
 

Livro: FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME VI - João Nunes Maia - Miramez

27.1.15

CIÊNCIAS APLICADAS

98 –Nos processos de cura, como deveremos compreender o passe?
-Assim como a transfusão de sangue representa uma renovação das forças físicas, o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais.
99 –Como deve ser recebidos e dados o passe?
-O passe poderá obedecer à fórmula que forneça maior porcentagem de confiança, não só a quem o dá, como a quem o recebe. Devemos esclarecer, todavia, que o passe é a transmissão de uma força psíquica e espiritual, dispensando qualquer contacto físico na sua aplicação.
100 –A chamada “benzedura”, conhecida nos meios populares, será uma modalidade do passe?
-As chamadas “benzeduras”, tão comuns no ambiente popular, sempre que empregadas na caridade, são expressões humildes do passe regenerador, vulgarizado nas instituições espirituais de socorro e de assistência.
Jesus nos deu a primeira lição nesse sentido, impondo as mãos divinas sobre os enfermos e sofredores, no que foi seguido pelos apóstolos do Cristianismo primitivo.
“Toda boa dádiva e dom perfeito vêm do Alto” – dizia o apóstolo, na profundeza de suas explanações.
A prática do bem pode assumir as fórmulas mais diversas. Sua essência, porém, é sempre a mesma diante do Senhor.
Livro: “O Consolador” – Espírito: Emmanuel – Médium: Francisco C. Xavier

26.1.15

Liberdade de Expressão


Passadas as emoções iniciais da morte coletiva de alguns cidadãos franceses por causa das charges do jornal Charlie Hebdo, volto a abordar o assunto com mais tranquilidade.
Meus queridos irmãos, quem escreve estas linhas é alguém que sofreu, na sua última vida na terra, uma permanente perseguição e subtração da liberdade de expressão. Passei vários anos como se estivesse morto pela imprensa oficial do meu País e hoje estou aqui para uma reflexão mais ampla sobre o assunto.
O nosso Papa Francisco, num gesto muito corajoso, disse, com suas palavras simples e diretas, que não aceitava a violência de modo algum, mas que era preciso, no exame da aplicação da liberdade de expressão, respeitar a opinião religiosa do próximo, seja ela qual for. Foi ele na contramão de todos aqueles apelos de liberdade de expressão que sublimou o mundo de protestos contra aquele danoso ato de assassinato.
Pedia o Papa Francisco que verificássemos a fragilidade da fé humana. As pessoas possuem um respeito, às vezes, sobre-humano com a sua fé. A fé, para muitos, é a razão da própria vida. Alguns chegam ao ponto de radicalizar na defesa desta fé. Não estão certos, é verdade, mas possuem um grau de tolerância menor do que deveriam.
Lógico que poderiam ter evitado aquilo, mas o exagero, o despropósito das mensagens do jornal francês, repetidamente, insuflou o ódio daquela gente. Poderia tudo ser evitado se o bom senso prevalecesse parte a parte.
O Papa Francisco exaltou que as pessoas reagem imediatamente contra aquilo que defendem como ponto de fé. Disse que as religiões devem ser respeitadas e, definitivamente, esta não era a prática daquele jornal. Brincou-se com fogo o tempo inteiro e o incêndio, apesar dos avisos, acabou ocorrendo.
Nossos irmãos muçulmanos merecem respeito com Alá e Maomé. Os nossos irmãos judeus merecem respeito com Javé e Moisés. Nós merecemos respeito com Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo.
A liberdade não nos dá o direito da agressão gratuita e repetida. A liberdade, em todos os compêndios de Direito, vem sempre associada ao conceito de responsabilidade.
Ora, houve irresponsabilidade das duas partes, um excedeu, o outro respondeu, ambos em desequilíbrio.
Quando iremos entender que o homem deve respeitar outro homem?
Quando iremos compreender que devemos buscar a tolerância como princípio básico das relações humanas para sua harmonia?
Quando nos comportaremos como irmãos de verdade e não faremos ao outro aquilo que não desejaríamos que o outro nos fizesse?
São estas regras básicas de convivência humana que devemos aprender e exercitar no nosso dia a dia.
A fé de cada um, qualquer que seja, até mesmo a ausência de fé, deve ser respeitada e incentivada. Cada qual ao seu modo encontra a Deus e exerce a sua fé, isto é o que é mais importante.
Peço aos franceses e ao mundo que reflitam mais sobre todo este episódio e tire as lições fundamentais para que tenham uma convivência sadia e pacífica com quem quer que seja.
A liberdade também se conjuga com fraternidade, aprendamos esta lição imprescindível, meus irmãos.
Um abraço,
Helder Camara

24.1.15

Jesus nos recomendou amar-nos uns aos outros, tal qual Ele mesmo nos amou, e perdoar as ofensas, setenta vezes sete vezes, não porque nos considere habilitados para semelhante comportamento, mas porque, se Lhe aceitarmos as diretrizes com paciência, Ele se tornará mais intimamente associado a nós e, com Ele, estaremos fortes e seguros para fazer isso.
Livro: Monte Acima - Francisco C. Xavier - Emmanuel.

23.1.15

MENSAGEM DE PAZ

Na aplicação de qualquer receita destinada à composição da felicidade, não te esqueças do aviso de que a felicidade nasce de ti mesmo.
Não aguardes do mundo a segurança que tão somente poderá ser construída por ti mesmo, dentro de ti.
Nunca menosprezes o trabalho que a vida te confiou.
A tarefa que desempenhas hoje é a base de seu apoio futuro.
Aceita-te como és e com aquilo de que disponhas para realizar o melhor que possas.
Observa sempre que não existe criatura alguma destituída de valor e da qual não venhas a necessitar algum dia.
Quanto possível, conserva a luz da virtude que te norteia a elevação, mas não permitas que a tua virtude viva sem escadas, para descer ao encontro daqueles que se debatem sob a ventania da adversidade a te pedirem socorro e compreensão.
Sê fiel ao campo da verdade que abraças, sem desconsiderar a parte da verdade em que os outros se encontram.
Usa a paciência nas pequenas dificuldades para que não te falte serenidade nas grandes crises que todos somos levados a facear nas trilhas do tempo.
Não te apegues aos anseios da juventude, nem te acomodes com o cansaço de muitos que ainda não aprenderam a viver com a criatividade da madureza.
Recorda que até hoje ninguém descobriu o ponto de interação onde termina a fadiga e onde começa a ociosidade.
Em qualquer tempo, exercita a fortaleza espiritual para que as tuas energias não se dissolvam, de inesperado, quando as calamidades da experiência humana se façam inevitáveis.
Resigna-te a transitar no mundo, entre os que se te revelem na condição de opositores naturais aos teus pontos de vista, mas não formes inimigos nem cultives ressentimentos.
Não abuses e nem brinques com os sentimentos alheios.
Guarda a tua paz, ainda mesmo nas grandes lutas.
Não creias em pessimismo e derrota, solidão e abandono, porque se amas conforme determinam as Leis do Universo, descobrirás a Beleza e a Alegria em qualquer Circunstância e em qualquer Parte da Terra.
E jamais desesperes, porquanto sejas quem sejas e estejas onde estiveres, ninguém te pode furtar o privilégio da imortalidade e nem te arredar do Esquema de Deus.
Livro: Astronautas do Além - Francisco C. Xavier - Emmanuel.

22.1.15

Refletir

Pensar é coisa fácil, sobretudo quando se tem o hábito de pensar. O pensamento é coisa que move a gente para outro lugar. Já percebeu o quanto é difícil ficar sem pensar?
Quando alguém quer parar de pensar parece que é aí, então, que a mente acelera e pensa ainda mais.
Por que isso acontece?
Por que a vida, penso eu, é um eterno pensar.
Refletir, portanto, é uma atitude permanente, imediata para quem está atento na vida.
A reflexão nos faz chegar longe porque um pensamento puxa outro. Uma ideia puxa outra. Uma conclusão qualquer nos abre portas para pensar em algo novo.
A vida é assim, precisamos pensar, refletir, analisar tudo constantemente, senão a vida fica sem proveito algum.
Pensar e refletir, porém, são coisas distintas.
Quando penso fico a mercê de qualquer coisa que chegue a nossa mente, não há uma direção específica, mas quando reflito, aí não, eu direciono o meu pensamento, eu digo para ele para onde eu quero ir, não o deixo divagar.
Refletir é pensar possibilidades, é fazer conexões, é tirar conclusões, é repartir o pensamento em outros tantos e verificar cada um destes pedacinhos, sua origem e consequência.
Tem gente que fica por aí dormindo na intenção de não pensar e quiçá refletir. Ora, quando se dorme, se deita o corpo, vejo do lado de cá da vida, aí é que pensamos mesmo, porque livre do corpo damos ainda mais asas a nossa imaginação.
Lógico que tem gente que é dorminhoco demais e dorme até dormindo...
A grande maioria, porém, sempre faz algo depois que dorme, aprofunda-se nos seus pensamentos e reflexões. Dão até vida a eles. Animação, movimento, personagens, sonha.
O pensamento refletido nos faz ir para uma direção mais acertada na vida. Não é a vida que nos leva, somos nós que levamos a vida.
Pensar, refletir e agir, coisas inerentes a todo ser humano. É por isso que nos distinguimos dos animais, porque pensamos, refletimos, agimos.
O animal tem lá os seus instintos, a sua inteligência embrionária, mas nós, seres humanos, temos um cérebro mais completo, exatamente para raciocinar, fazer contato entre os pensamentos, dar vida a eles.
Se você, portanto, não pensa, está reduzindo a sua capacidade de ser humano, não é verdade?
Pense na sua vida. Pense, mas aja logo, saia do lugar. Verifique o que está dando certo e prossiga, e descarte imediatamente aquilo que está te levando para trás, porque a vida é movimento constante para frente, para o alto, para o além.
Deixemos para lá tudo que nos atrasa, que nos impede de seguir adiante, de avançar.
Sejamos constantes nos nossos propósitos, nas nossas intenções e, principalmente, nas nossas boas ideias.
Pense, reflita e aja. O mundo e a vida vão se tornar bem mais interessantes para você.
Fique em paz!
Helder Camara

21.1.15

ESPÍRITOS MAUS

Questão 281do Livro dos Espíritos

Os Espíritos maus sempre induzem os outros à maldade, por desconhecerem o valor do bem. Eles estão no princípio da sua formação espiritual, e os primeiros caminhos são esses, como o da criança. Tudo de bom se encontra dormindo no centro da sua personalidade; aguardando que o tempo e o esforço próprio os despertem; são as qualidades espirituais, atributos divinos que devem vibrar sob o domínio de si mesmos, como conhecimento da verdade.
Nesse tipo de alma vigora a inveja, e o invejoso desconhece o amor, o desprendimento e vive nas ilusões. Quando encarnados, esse modo de viver se evidencia. Quantos crimes se processam na Terra por inveja!? O inferior procura eliminar os que estão em posição melhor que ele, pensando que com isso ele cresce e encontra a sua paz. Como se engana! As suas qualidades não são conquistadas pela violência; elas são despertadas pelo modo que Jesus ensinou: perdoando ofensas e subindo com o peso da cruz em todos os calvários que aparecerem nos caminhos. Toda subida pede esforço, dores e sacrifícios incontáveis.
O encarnado deve observar a sua própria vida, analisando a vida dos outros em silêncio, e retirando delas as lições de que tanto precisa. A vida é cheia de valores imortais, na imortalidade de tudo que existe. É preciso computar o que faz todos os dias, não perdendo o tempo que se apresenta em seu favor. Que não se esqueça de abençoar as oportunidades e usar a oração todos os dias igualmente, porque ela lhe dará uma visão melhor, assim como despertará seus sentimentos para uma compreensão mais rica, no que se refere às coisas eternas do coração.
Quando encontramos Espíritos cheios de maldade, reconhecemos que neles ainda vibram as paixões, que neles ainda pulsam o egoísmo e o orgulho. São cegos que ainda não descobriram a cegueira; são surdos que não verificaram ainda a sua surdez.
As almas boas já aprenderam com Jesus a tolerância, virtude essa que tem a primazia de desfazer incompreensões, antes que ela possa virar também conivência. As almas elevadas são caridosas, sabendo discernir entre benevolência e desperdício.
Os Espíritos puros desprendem de seus corações o amor, aquele que educa e instrui, que ampara e corrige, que eleva e faz sentir ao Espírito que ele deve usar suas próprias forças na superação de todas as dificuldades, porque sabe também que a misericórdia sempre chega para os de boa vontade, para os cireneus da caridade.
Os Espíritos inferiores se comprazem em nos induzir ao mal pelo despeito, e por não saberem o valor da fraternidade. É por isso que os Espíritos bons, encarnados e desencarnados, os cercam igualmente, induzindo-os para o bem, que sempre ganha a partida.
O mal não resiste ao bem, e a verdade tem lugar destacado na eternidade.
Existem muitos companheiros desanimados, mesmo dentre os espiritualistas, dizendo que a Terra está piorando, em se falando na moralização das criaturas. Como se enganam esses irmãos! Quem tem olhos para ver e sentir o progresso e sua marcha, tem outra conclusão. A piora está somente nas aparências; tudo segue para melhores dias e o que acontece é que em todo o fim de ciclo evolutivo a misericórdia é mais visível, e as oportunidades para os Espíritos inferiores despertarem são muitas. Assim, legiões de Espíritos das trevas descem à carne e muitos deles alcançam sinais de melhora. Os empedernidos no mal recebem as lições e voltam para os lugares que correspondem ao seu estado íntimo. Se não souberam aceitar a misericórdia, a justiça tomará conta deles.
 

Livro: Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez

20.1.15

CIÊNCIAS APLICADAS

96 –Toda moléstia do corpo tem ascendentes espirituais?
-As chagas da alma se manifestam através do envoltório humano,. O corpo doente reflete o panorama interior do espírito enfermo. A patogenia é um conjunto de inferioridades do aparelho psíquico.
E é ainda na alma que reside a fonte primária de todos os recursos medicamentosos definitivos. A assistência farmacêutica do mundo não pode remover as causas transcendentes do caráter mórbido dos indivíduos. O remédio eficaz está na ação do próprio espírito enfermiço.
Podeis objetar que as injeções e os comprimidos suprimem a dor; todavia, o mal ressurgirá mais tarde nas células do corpo. Indagareis, aflitos, quanto às moléstias incuráveis pela ciência da Terra e eu vos direi que a reencarnação, em si mesma, nas circunstâncias do mundo envelhecido nos abusos, já representa uma estação de tratamento e de cura e que há enfermidades d ‘ alma, tão persistentes, que podem reclamar várias estações sucessivas, com a mesma intensidade nos processos regeneradores.
97 –Se as enfermidades são de origem espiritual, é justo a aplicação dos medicamentos humanos, a cirurgia, etc, etc?
-O homem deve mobilizar todos os recursos ao seu alcance, em favor do seu equilíbrio orgânico. Por muito tempo ainda, a Humanidade não poderá prescindir da contribuição do clínico, do cirurgião e do farmacêutico, missionários do bem coletivo. O homem tratará da saúde do corpo, até que aprenda a preserva-lo e defende-lo, conservando a preciosa saúde de sua alma.
Acima de tudo, temos de reconhecer que os serviços de defesa das energias orgânicas, nos processos humanos, como atualmente se verificam, asseguram a estabilidade de uma grande oficina de esforços santificadores no mundo. Quando, porém, o homem espiritual dominar o homem físico, os elementos medicamentosos da Terra estarão transformados na excelência dos recursos psíquicos e essa grande oficina achar-se-á elevada a santuário de forças e possibilidades espirituais junto das almas.
 
Da  obra “O Consolador” – Espírito: Emmanuel – Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro Espírita a venda

19.1.15

Renovar-se

Hoje é um novo dia, já parou para pensar nisso?
Não é apenas um novo dia porque o sol raiou novamente entre nós. É novo dia porque podemos fazer tudo novo – de novo.
Só quem dorme na vida é que não aproveita um novo dia para renovar-se.
Renovar-se significa ficar novo a cada dia. Significa mudar os pensamentos, a forma de agir e de ser. E isto é oportunidade bendita que o Pai nos oferece.
Não sejamos petulantes em dizer que a vida não nos traz oportunidades. Traz, sim, e como traz. É só estar aberto para o novo que ela nos oferece mil e uma oportunidades.
Será, porém, que as pessoas, de maneira geral, estão abertas para as novidades?
Penso, cá com os meus botões, pelo que vejo por aí, que não, absolutamente não.
As pessoas, em regra, querem manter tudo como está, sem mudança alguma. Compraz a elas deixar tudo como está porque se torna mais fácil viver. Não tem que pensar muito, não tem que agir diferente, não tem que quebrar a cabeça pensando nas mudanças.
Ora, meu povo, a vida é constante movimento e mudança. Nada fica parado, incólume às mudanças. “Tudo muda o tempo todo no mundo”, não é assim que diz a canção?
É exatamente isto que acontece: mudança constante.
Então, se o mundo literalmente gira, não fica parado, por que é que você tem que ficar?
Por isso que digo e repito: “é necessário na vida, mudar sempre para se continuar o mesmo”.
Em outras palavras, para acompanhar o movimento de mudanças no mundo é preciso que nos renovemos sempre e cada vez mais, somente para estar no mesmo lugar, porque se a Terra se move e não acompanhamos o seu ritmo, então ficaremos para trás.
É necessário estar em movimento porque tudo ao nosso redor está em constante mudança. Se você não muda, fica parado, imóvel, você perde o “bonde” da história, meu filho.
Hoje, sobretudo, como as coisas ficam rapidamente obsoletas, se você não agir logo, você fica com o prazo de validade vencido.
É  preciso, portanto, estar em movimento sempre. Nada de ficar por aí recordando os “bons tempos”. Aliás, bom tempo se faz quando aproveitamos as oportunidades com qualidade. Quando agimos em prol de uma boa causa. Quando tiramos o pé do lugar e avançamos de algum modo.
Vejo gente por aí reclamando da vida. Ora, veja. Querem que o mundo obedeça às suas ordens. Desejam que o mundo se mova para seu próprio umbigo. Não é assim que acontece, não é mesmo?
Portanto, meu caro, mova-se, saia do lugar, crie coisas novas, faça por onde a vida valer a pena.
Somente quem é acomodado, preguiçoso, lento, é que não quer ouvir falar em mudança, em transformação, em coisa nova na vida.
O movimento é coisa sagrada, então, recrie-se constantemente. Refaça a sua trajetória de vida quantas vezes forem necessárias. Esteja atento às mudanças e acompanhem elas, quando não, antecipe-se a elas, pois você só terá a ganhar.
É por aí que o mundo move. É assim que o mundo funciona.
Fique em paz!
Helder Camara

18.1.15

A CRISE ACONTECE


A CRISE ACONTECE
É um momento infalível na existência de cada um.
A pessoa, bastas vezes, se acredita realizada, por haver concretizado aspirações que lhe pareciam demasiado altas, entretanto, o teste espiritual de confiança aparece de improviso.
É o parente que fraquejou em obrigações assumidas, comprometendo a tranquilidade de todo o grupo familiar; a moléstia com gravidade imprevista; o afastamento de afeições das mais queridas ou a desencarnação de um ente amado...
Nessas ocorrências, surge o momento de exame em que as nossas aquisições da vida íntima se fazem avaliadas.
Diante desses testemunhos, alguns companheiros se desmandam na revolta ou se acomodam com a rebeldia, fugindo habitualmente para aventuras infelizes, adquirindo débitos de resgate difícil.
Outros, porém, usam a coragem e a serenidade e aceitam as tribulações que os procuram, nelas reconhecendo valiosos fatores que os impelem à própria renovação.
Quando te encontrares assim, numa hora grave e áspera, em que todas as vantagens que adquiriste no tempo te parecerem arrastar para o sofrimento, não desesperes, nem desanimes.
Confia em Deus e segue para diante.
Se reconheces a força do amparo mútuo, auxilia aos companheiros em provação, tanto quanto puderes, a fim de que o apoio alheio não te esqueça no dia de tuas próprias dificuldades.
Ainda que os amigos de outro tempo não te reconheçam em teus dias de inquietação, Deus te vê, provendo-te de recursos, segundo as tuas necessidades.
Na atualidade terrestre, o homem se previne contra a carência de valores alimentícios, estocando gêneros de primeira utilidade; defende as estradas, afastando o risco de acidentes, ou promove a vacinação, frustrando o surto de epidemias.
Pensando nisso, entendamos o imperativo de exercitarmos fortaleza e compreensão, paciência e solidariedade, porque, de modo geral, em todas as existências do mundo surge o dia em que a crise acontece.

Livro: Paciência - Francisco C. Xavier - Emmanuel

17.1.15

SEDE FIRMES


"E quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis." Jesus - Lucas:21-9
O aprendiz sincero de Cristo para merecer-lhe a assistência generosa precisa conservar intangível o caráter resoluto.
É indispensável que o coração do discípulo se entregue às mãos do Mestre com a firmeza necessária.
Instituindo os princípios redentores do Evangelho, Jesus não desconhecia que iniciava período imenso de lutas e trabalhos sacrificiais.
Ele que observava o orgulho romano, o dogmatismo farisaico, a vaidade e o preconceito de todos os tempos, manteria a ingenuidade de crer no Evangelho Vitorioso sem suor e sem lágrimas?
Quando pronunciou a primeira palavra de amor, contava com os inimigos gratuitos e esperava os embates inevitáveis.
Por isso mesmo, Seu Apostolado está cheio de Luz, Compaixão, Verdade e Bondade, mas igualmente cheio de Resistência.
As Nações aflitas da Terra referem-se hoje à guerra de nervos com o sabor da última novidade.
No entanto, este gênero de combate preocupou o Salvador, há dois mil anos.
Jesus sabia que o Medo é mais destrutivo que a espada, que o Homem Atemorizado é Homem Vencido.
Ninguém ignora que o conflito devastador dos dias que correm é o duelo formidando da sombra contra a Luz.
A vitória do Bem reclama espíritos fortalecidos de Coragem e Fé, acima de tudo.
É indispensável combater a tensão nervosa, como quem sabe que o medo é o adversário terrível oculto na cidadela de cada um.
O mundo cheio de sombras do mal não oferece lugar a espectadores.
Cada homem deve encarregar-se do trabalho que lhe compete.
A guerra de nervos traz ameaças, gritos, terrores, bombas, incêndios, metralhadoras, mas o defensor do Bem traz o caráter firme, solidificado na confiança em Deus e em si mesmo.
O discípulo do Senhor não ignora que os cristãos morreram nos circos, de mãos vazias, mas na qualidade de combatentes pelo Bem e pela Verdade.
Nestas horas de apreensões justas, recordai as palavras serenas do Mestre: - "E quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis".
Livro: Harmonização - Francisco C. Xavier - Emmanuel.

16.1.15

CADÁVERES

“Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias”. Mateus, 24: 28.
Apresentando a imagem do cadáver e das águias, referia-se o Mestre à necessidade dos homens penitentes, que precisam recursos de combate à extinção das sombras em que se mergulham.
Não se elimina o pântano, atirando-lhe flores.
Os corpos apodrecidos no campo atraem corvos que os devoram.
Essa figura, de alta significação simbológica, é dos mais fortes apelos do Senhor, conclamando os servidores do Evangelho aos movimentos do trabalho santificante.
Em vários círculos do Cristianismo renascente surgem os que se queixam, desalentados, da ação de perseguidores, obsessores e verdugos visíveis e invisíveis.
Alguns aprendizes se declaram atados à influência deles e confessam-se incapazes de atender aos desígnios de Jesus.
Conviria, porém, muita ponderação, antes de afirmativas desse jaez, que apenas acusam os próprios autores.
É imprescindível lembrar sempre que as aves impiedosas se ajuntarão em torno de cadáveres ao abandono. Os corvos se aninham noutras regiões, quando se alimpa o campo em que permaneciam.
Um homem que se afirma invariavelmente infeliz fornece a impressão de que respira num sepulcro; todavia, quando procura renovar o próprio caminho, as aves escuras da tristeza negativa se afastam para mais longe.
Luta contra os cadáveres de qualquer natureza que se abriguem em teu mundo interior.
Deixa que o Divino Sol da Espiritualidade te penetre, pois, enquanto fores ataúde de coisas mortas, serás seguido, de perto, pelas águias da destruição.
Livro: Pão Nosso - Francisco C. Xavier - Emmanuel

15.1.15

NATUREZA DAS RELAÇÕES

Questão 280 do Livro dos Espíritos

Nas relações entre bons e maus Espíritos, os bons cuidam de ensinar aos maus a prática das virtudes, e esse ensino se processa de várias maneiras, desde a palavra à vivência. Os fatos que a vida pode contar são numerosos.
Há classes de Espíritos que não têm a capacidade de averiguar sua própria vida, corrigindo o que não entra em conexão com o Evangelho. Por vezes, escutam a Boa Nova do reino de Deus e vêem coisas maravilhosas, porém, não entendem suficientemente para fazer uma análise mais profunda, retificando sua conduta.
A natureza do Espírito bom por si só já marca a sua felicidade interna; esse é o seu prêmio que o seu esforço próprio ajudou a conquistar, nas marcas do tempo, com a presença de Deus em seu coração.
A inquietação e o despeito dos maus é a inferioridade que lhes faz padecer. Mesmo que, porventura, fossem levados a planos superiores, continuariam no inferno interno que eles mesmos construíram e alimentaram. A conscientização de uma alma depende, principalmente, de tempo, onde agem as leis de Deus.
O que se fala sobre os Espíritos, sobre a vida mais livre na erraticidade ainda é pouco, no que se refere ao que tem para ser dito. As notícias não são dadas ao bel prazer do comunicante; elas são filtradas pelos ministros de Deus, capazes de levar às almas somente aquilo que elas podem suportar. Existem muitas criaturas ansiosas por revelações, mas que se esquecem de cuidar de pequenos pontos no que tange à sua moral. Se o alimento em demasia faz mal ao corpo, muito mais o alimento espiritual sem parcimônia.
Deus é todo equilíbrio, e a criação está assentada nesse equilíbrio divino, pois, em toda parte canta a harmonia. Não temos liberdade de falar pelas vias mediúnicas o que queremos. Aquele que deseja falar e por vezes fala o que quer, sempre acaba falando impropriedades e cai no ridículo. A mentira dura pouco; somente a verdade fica de pé.
Não queiramos ultrapassar o que não temos direito, por lei de evolução. O progresso é cheio de luzes, como o trânsito nas nossas cidades. É pela cor que se manifesta que sabemos se podemos avançar. Quem avança o sinal está sujeito às corrigendas. Os bons Espíritos se ocupam em combater as más tendências dos inferiores, sem violência. Eles se apresentam como pais que extravasam carinho e amor, sem faltar a energia quando necessária. Cumpre notar que em todos os lugares, em todas as épocas sempre existiram Espíritos elevados dando lições pela palavra, pelo exemplo e, muitas vezes, pelo trabalho que realizavam. Eles sempre apreciam os feitos dos companheiros, em silêncio, para notar o que deve .ser feito em favor dos que não respeitam determinadas leis da sociedade e da própria vida.
Podemos observar quantos homens nascem e vivem na pobreza, lutando com muitas dificuldades, mas que marcam a sua vida com a beleza da honestidade, da honra, e mesmo da alegria nas dificuldades. Essas almas representam uma lição viva de virtudes no silêncio. Quase sempre, no seio familiar, há um desses virtuosos, que é o Evangelho aberto e lido em voz alta, a voz da vivência para todos.
 

Livro: Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez

14.1.15

CIÊNCIAS APLICADAS - II

93 –O engenheiro, na movimentação dos patrimônios materiais do orbe, alargando as possibilidades de comunicação entre os povos, é amparado pelas forças espirituais?
-As fontes de proteção do plano invisível amparam todos os esforços generosos e sinceros que objetivam não só o aperfeiçoamento da escola planetária, como também o de seus filhos. Assim, temos de reconhecer no engenheiro abnegado um obreiro do progresso e da fraternidade.
Essa a razão pela qual as grandes obras da engenharia, em sua feição beneficiária, apesar de materiais, possuem elevada significação pela extensão de sua utilidade ao espírito coletivo.
94 –Como é considerada nos planos espirituais a medicina terrena?
-A medicina humana, compreendida e aplicada dentro de suas finalidades superiores, constitui uma nobre missão espiritual.
O médico honesto e sincero, amigo da verdade e dedicado ao bem; é um apóstolo da Providência Divina, da qual recebe a precisa assistência e inspiração, sejam quais forem os princípios religiosos por ele esposados na vida.
95 –Em face dos esforços da Medicina, como devemos considerar a saúde?
-Para o homem da Terra, a saúde pode significar o equilíbrio perfeito dos órgãos materiais; para o plano espiritual, todavia, a saúde é a perfeita harmonia da alma, para obtenção da qual, muitas vezes, há necessidade da contribuição preciosa das moléstias e deficiências transitórias da Terra.
 
Da  obra “O Consolador” – Espírito: Emmanuel – Médium: Francisco Cândido Xavier


13.1.15


Um Ataque à Democracia

Vimos, todos nós, nesta semana uma desgraça. Presenciamos um atentado à democracia. Refiro-me ao episódio que ocorreu na França quando militantes islâmicos assassinaram quatro cartunistas da revista Charlie Hebdo e outros mais cidadãos que redundou, posteriormente, nos seus próprios assassinatos pela polícia e alguns mais cidadãos.
Uma desgraça porque é um ato triste que afeta a todos os irmãos. Afeta aos cidadãos franceses, mas afeta também todos os cidadãos islâmicos, e, por tabela, a toda a humanidade terrestre.
É uma desgraça porque ninguém ganha com o que aconteceu. Todos saem literalmente perdendo. De um lado, discute-se a questão da liberdade de expressão, de outro, os direitos religiosos de todo um povo. E mais ainda perde a democracia porque passa a ser questionada até onde vai o direito de uso da liberdade.
Penso que o assunto é complexo para rápidas considerações num artigo de blog. Há muitos interesses em jogo e não podemos ser simplistas nos nossos argumentos.
A democracia sai ferida porque ela se sustenta na liberdade e a liberdade não pode promover a destruição. A democracia não pode trazer morticínio. A democracia não pode trazer o terror. A democracia deve trazer o encontro de irmãos para juntos, num regime de respeito recíproco, trazer a felicidade coletiva. E isto não foi o que aconteceu nesta ocasião.
Por um lado, a liberdade de expressão foi mal usada. Por outro, o excesso em nome ao zelo do nome e da figura de Maomé, foram as justificativas utilizadas para eliminar pessoas. Dois comportamentos abomináveis.
No centro de tudo está a ausência de amor.
Não houve, em nenhum momento, a lembrança de como o outro se sentiria. Não houve entre eles o sentimento de empatia e consideração. Não houve respeito entre as partes. O resultado foi esta catástrofe sem precedentes com danos irreversíveis e consequências imprevisíveis.
Quando defendemos o amor como a base das relações humanas numa referência clara aos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo é porque se houvesse a presença soberana do amor neste acontecimento nada disso teria ocorrido. Tudo teria sido evitado, meus irmãos. Todos estariam aqui contando as suas histórias e tocando as suas vidas normalmente.
Estive na França, ontem, para observar o clima geral. O que vi é um sentimento misto de consternação e indignação. Consternação pelo que aconteceu e indignação quanto ao abrupto procedimento dos radicais religiosos que, em momento algum, devem ser confundidos com o povo islâmico que veementemente repudia este atentado.
Nuvens escuras pairam sobre a França. Há um sentimento coletivo de revolta e isto não é bom. A tendência, nestes casos, movido pela emoção geral, é se tomar outras medidas radicais como resposta imediata e aí, sem proceder ao devido cuidado, virará uma roda giratória de ações e contrarreações fomentando ainda mais o ódio e o terror.
Neste momento, pedimos pela paz e pela serenidade de espíritos. Se o amor não presidiu os atos das duas partes em passado recente, não devemos incorrer nos mesmos erros. Devemos dar imediatamente uma trégua, parte a parte, e repensar uma relação sadia e construtiva, sobretudo porque observamos, de todos lados, oportunistas que querem se aproveitar deste instante de instabilidade para gerar a desorganização coletiva, fomentar a balbúrdia e o desentendimento.
A reflexão que se deve fazer é esta: qual seria o melhor comportamento a adotar, daqui por diante, para estancar esta sucessão de fatos?
Necessitamos voltar rapidamente ao equilíbrio das emoções e evitarmos novas desgraças.
Sabemos que nos planos do Altíssimo tudo é aproveitado para a promoção futura do bem, mas vigiemos para que este bem não seja tardio, que não se proliferem outras atitudes de estímulo ao terror e tampouco o aceleramento do preconceito com toda uma gente num pensamento generalista e infundado que terá consequências danosas.
Alimentemos, meus irmãos, a temperança.
Acalmemos os ânimos e reflitamos as nossas ações na busca da paz e do entendimento.
Sugiro aos dirigentes maiores das nações não apenas se encontrarem entre si, mas também com as lideranças religiosas do Islamismo para que possam dar uma demonstração conjunta de união em torno da paz e que não concordam com atitudes impensadas e insanas de alguns de seus seguidores.
Encontremos, urgentemente, o caminho da paz para asserenar os corações e que possamos retomar a vida com tranquilidade.
Inspiremo-nos na figura de Nosso Senhor Jesus Cristo que respondeu com o silêncio e a compreensão do outro quando lhe feriram e o juraram de morte. Ele ainda tem muito a nos ensinar com seu exemplo de vida.
Busquemos sempre a paz.
Helder Camara

12.1.15

Planos para um Ano Novo


Se ainda não se planejou para o ano que se inicia, tome nota de algumas coisas importantes para você se lembrar daqui por diante se tiver, logicamente, pendências no que vou citar:
-    Não se demore a perdoar. O perdão luariza o coração de paz e a vida fica bem mais leve de se levar. Além disso, pede pelo seu irmão de caminho para que ele tenha mais juízo e tranquilidade no seu coração;
-   Releve os pequenos problemas no dia-a-dia. Veja só, eles são pequenos, portanto, não os torne grandes demais. Dê a eles a atenção do tamanho que eles possuem. Não crie uma montanha onde somente existe uma pedrinha de nada. Você somente terá a perder em aumentar o tamanho da dificuldade;
-    Tenha paciência com todos. Cada um é o que é e você não pode mudar o mundo, mas deve, com seu exemplo, influenciar a mudança dos outros. Não cobre aquilo que o outro não pode dar. Pouco a pouco, ele vai perceber que você faz diferente e tenderá a lhe acompanhar. Calma, muita calma com os outros;
-    Faça todo o bem possível. Se tiver a oportunidade de ajudar alguém, ajude imediatamente. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. O bem, muitas vezes, não pode se adiar a sua execução. Esteja atento para não perder a chance de ser útil para alguém;
-   Encontre os amigos e faça novas amizades. Como é bom ter amigos e fortalecer laços de afetividade. Todos saem ganhando quando compartilham interesses e dificuldades. Todos ganham quando a solidariedade prevalece. Todos aumentam as chances de ser felizes quando nutrem boas e grandes amizades;
-    Não tema o dia de amanhã. Cada dia possui a sua história. Aprenda as lições que te baterem a porta naquele dia e, no dia seguinte, novas esperanças renascerão para o enfrentamento dos problemas. Confia em Deus e segue. Ele vê tudo e está de prontidão para te ajudar, sobretudo se você fizer a sua parte.
São essas as minhas breves observações para o seu ano seja melhor. Pode não ser uma agenda completa, mas certamente se você fizer o que lhe sugiro a vida ficará bem mais interessante e melhor.
Paz,
Helder Camara

11.1.15

EGOÍSMO

Herança evidente de nossa antiga animalidade, por toda parte, ainda vemos o egoísmo a repontar em toda extensão do mundo...
O Egoísmo!...
Em família, é o exclusivismo do sangue;
no lar, é o narcisismo doméstico;
na oficina de trabalho, é o despeito;
na propriedade transitória, é a ambição de posse desnecessária;
na cultura da inteligência, é a vaidade intelectual;
na ignorância, é a agressividade;
na riqueza amoedada, é o espírito de usura;
na pobreza, é a inveja destrutiva;
na madureza, é o azedume;
na mocidade, é a ingratidão;
no ateísmo, é a impiedade;
na fé religiosa, é a intolerância;
na alegria, é o excesso;.
na tristeza, é o isolamento;
nos fortes, é a tirania;
nos fracos, é a astúcia;
na afetividade, é o ciúme;
na dor, é o desespero.
No mimetismo que lhe é próprio, usa em todos os setores as mais diversas máscaras e, qual o joio que abafa o trigo, comparece igualmente nos corações que a luz já felicite, em forma de cólera e irritação, desânimo e secura...
Se desejamos dar combate à praga do egoísmo na gleba da alma, saibamos estender, cada dia, as nossas disposições de mais amplo serviço ao próximo, e, aprendendo a ceder de nós mesmos, entre a humildade e o sacrifício, no bem de todos, conquistaremos com o Cristo a plenitude do amor que lhe converteu a própria Cruz em Ressurreição para a Vida Eterna.
Pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier
Livro: Encontro de Paz, Livro Espíita a venda

10.1.15

PAI NOSSO ESPÍRITA


Pai Nosso que estais nos céus, na terra, em todos os mundos espirituais, santificado e bendito seja sempre o vosso nome, mesmo quando a dor e a desilusão ferirem nosso coração, bendito sejas.
O pão nosso de cada dia, dai-nos hoje Pai, dai-nos o pão que revigora as forças físicas, mas dai-nos também o pão para o espírito.
Perdoai as nossas dívidas, mas ensinai-nos antes a merecer o vosso perdão, perdoando aqueles que tripudiam sobre nossas dores, espezinham nossos corações e destroem nossas ilusões. Que possamos perdoá-los não com os lábios e sim com o coração.
Afastai do nosso caminho todo sentimento contrário a caridade.
Que este Pai Nosso seja dadivoso para todos aqueles que sofrem. Como espiritos encarnados ou desencarnados.
Que uma partícula deste Pai Nosso vá até os cárceres, onde alguns sofrem merecidamente, mas outros, pelo erro judiciário.
Que vá até os hospícios iluminando os cérebros conturbados que ali se encontrão. Que vá aos hospitais, onde muitos choram e sofrem sem o consolo da palavra amiga.
Que vá a todos aqueles que nesse momento transpõe o pórtico da vida terrena para a espiritual para tenham um guia e o vosso perdão.
Que esse Pai Nosso vá até os lupanares e erga estas pobres infelizes criaturas que para ali foram tangidas pela fome, dando-lhes apoio e fé.
Que vá até o seio da terra onde o mineiro esta exposto a grande perigo, e que ele findo o dia possa voltar ao seio de sua família.
Que este Pai Nosso vá até os dirigentes das nações para que evitem a guerra e cultivem a Paz.
Tende piedade dos órfãs e viúvas. Daqueles que até esta hora não tiveram uma pedaço de pão. Tende compaixão dos navegadores dos ares, dos que lutam com os vendavais no meio do mar bravio. Tende piedade da mulher que abre olhos do ser à vida.
Que a Paz e a Harmonia do Bem fiquem entre nós e estejam com todos.
Que assim seja! 

9.1.15

Trabalho e Dignidade

Disse Jesus: “Eu e o Pai não cessamos em trabalhar”.
Por que esta advertência magnânima de Nosso Senhor Jesus Cristo?
Penso que Ele quis nos dizer que não devemos nos lamentar ou lamuriar porque trabalhamos.
O trabalho é o que nos deixa mais fortes e inteligentes, mais úteis e com disposição, é o que nos faz, de fato, viver.
Trabalhar é dádiva para os bons. Seja qual for o ofício, o mais simples que seja, é importante.
Como o trabalho é vida, cada vez que trabalhamos, vivemos mais.
O trabalho enobrece o ser humano porque ele pode almejar outros ares, mostrar-se capaz para enfrentar o mundo, superar-se constantemente.
Há quem fale mal de seu próprio trabalho, isto não é bom. Ora, se não está satisfeito com o trabalho que tem procure outro, mas enquanto estiver naquela labuta faça da melhor maneira possível e honre o seu local de produção diária.
Saiba que muitas outras pessoas gostariam de estar no seu lugar e não estão.
Nos dias de hoje, pelo que percebo, está cada vez mais difícil se conseguir um trabalho. Quantos trabalhadores saem diariamente à busca de uma oportunidade de emprego e volta à noite de mãos vazias? É sempre a mesma resposta: não, não, não...
Eu trabalhei a vida inteira e ainda trabalho, não poderia ser diferente.
Já informei que aqui onde estou, no mundo espiritual, o trabalho é constante. Quem pensa que quando se morre se vai descansar está muitíssimo enganado. Aqui se trabalha e ininterruptamente.
Trabalhar é coisa boa, seja no que for, é algo a ser incentivado e melhorado.
O conteúdo do trabalho se modifica constantemente pela própria evolução do ser humano. Mesmo quando a máquina substitui o homem há sempre novas atividades a se fazer. O que se precisa é preparar as pessoas para os novos desafios. O que não pode é deixar as pessoas sem uma ocupação.
Os jovens, apesar de alguns programas de incentivo no Brasil, ainda são muito discriminados porque não possuem experiência. Ora, somente se pode cobrar algo quando se dá uma oportunidade. Não se pode exigir para o jovem aquilo somente se possui com o tempo.
Paradoxal é imaginar que alguns trabalhadores possuem muita experiência e são postos de lado, depois dos 50 anos então... Está velho, não serve mais.
Excluem-se os novos e os velhos no mercado de trabalho, que absurdo.
O Papa Francisco já fez justa advertência sobre este fenômeno mundial, preocupado que é com  a inclusão de todos no mercado de trabalho.
Ele sabe, como eu, que a dignidade do ser humano está na autonomia que tem de produzir e ganhar a vida com o dinheiro que amealhou na sua jornada de trabalho.
Dignidade subtraída de milhões e milhões de pessoas pelo mundo afora.
Vamos ter que mudar esta situação imediatamente se queremos ver um terceiro milênio de mais justiça social e equidade.
Trabalho para todos, agora e sempre.
Dignidade já!
Helder Camara

8.1.15

CIÊNCIAS APLICADAS

90 –As ciências aplicadas, como a Agricultura, a Engenharia, a Medicina, a Educação e a Economia representam o campo de esforço dos Espíritos encarnados, para amplificação dos conhecimentos do homem, em benefício material da Humanidade?
-As ciências aplicadas são as forças que se mobilizam para as comodidades da civilização; todavia, apesar de suas características materiais, é dentro de seus quadros que se organizam os esforços abençoados do Espírito, em provas de regeneração ou em missões purificadoras, na sua marcha ascensional para o perfeito.
Entrosando-se com as atividades complementares das demais expressões científicas do planeta, todas se harmonizam, nas lutas do homem, como recursos terrenos para o desiderato das finalidades divinas.
91 –No quadro das ciências, as inspirações do plano superior são destinadas a determinados estudiosos ou lançados de maneira geral para todos os cientistas?
-Nos departamentos da atividade científica existe às vezes, esse ou aquele missionário, com tarefa especializada e conferida, tão-somente ao seu esforço.
Em se tratando, porém, de idéias e aparelhos novos, nos movimentos evolutivos, as inspirações do plano espiritual são distribuídas em todas as correntes do pensamento humano, percebendo-as, contudo, somente aqueles que se encontram sintonizados com as suas vibrações.
92 –O agricultor, aplicando os conhecimentos da ciência para a melhoria do seu meio ambiente e elevação do nível social em que se encontra, cumpre, também, missão espiritual?
-O homem recebeu, igualmente, uma grande tarefa junto ao solo do globo, fonte de manutenção de sua existência, competindo-lhe o bom serviço de cultivar e aperfeiçoar o trato da terra, sob a sua ordenação transitória, porquanto é na oficina do orbe que ele se prepara, de modo geral, para o seu futuro infinito, cheio de beleza e de realizações definitivas no plano eterno.
Da  obra “O Consolador” – Espírito: Emmanuel – Médium: Francisco Cândido Xavier

7.1.15


Psicografia pelo médium médico Dr. Roberto Lúcio, em sessão realizada em 5 de janeiro, no Hospital Espírita André Luiz, em Belo Horizonte, MG.
MENSAGEM DO DOUTOR BEZERRA DE MENEZES SOBRE A DESENCARNAÇÃO DA DOUTORA MARLENE NOBRE
“Filhos amados:
O momento é de serenidade oração. Cuidem para que os sentimentos que se fazem presentes não sejam móvel de perturbação à nossa querida filha e irmão de ideal.
Não se pode esquecer de que o coração valoroso e digno é sempre amparado, seja qual for a situação ou o momento.
A companheira vê-se agora amparada pelos que lhe antecederam na jornada ao plano espiritual.
Toda a sua bagagem deve ser motivo para o acolhimento afetivo da parte de vocês.
A fragilidade do aparelho físico já não comportava o vigor do seu espírito, jungido à matéria apenas pelas necessidades da tarefa.
A vitalidade da sua alma persiste e é preciso que as vibrações emanadas só sejam motivo de amparo e conforto.
Não se sintam órfãos. Acima de tudo, o movimento e o ideal abraçado por todos se irradia do coração do Mestre.
Cuidem de viver e honrar toda a bagagem e herança que ela lhes deixou.
Prossigam na certeza de que no momento certo e oportuno ela retornará da charrua, fazendo-se farol a orientá-los para a continuidade.
Elevemos ao Pai o nosso agradecimento por tudo o que ela realizou e suportou para que o ideal Médico-Espírita se espalhasse pelo planeta.
E que cada um devolva-lhe em carinho, serenidade e esforço, de modo que nada se perca daquilo que foi proposto.
Tenham a certeza de que o amparo se fará sempre, não só por ela, mas por todos aqueles que assumirem a continuação do movimento.
Recebam o abraço paternal do servidor humílimo,
Bezerra.”

6.1.15

INTERCÂMBIO ENTRE OS ESPÍRITOS

Questão 279 do Livro dos Espíritos

Nem todos os Espíritos têm a liberdade de penetrarem nas sociedades formadas pelos seus irmãos. Os bons podem visitar e demorar nessas comunidades o tempo que lhes aprouver; essa liberdade é oportunidade de aprendizado, bem como de ensinar aos que ali se encontram. Os Espíritos Superiores, quando necessário, ficam invisíveis para visitar os planos inferiores, porque ali se encontram em serviço com Jesus.
Os inferiores, porém, não podem adentrar nas estâncias de luz, por não terem condições espirituais para tal. Além disso, eles nem enxergam esses planos, por lhes faltar desenvolvimento dos dons espirituais, que estão atrofiados pela constância da prática do mal.
Os Espíritos imperfeitos não encontram os caminhos para visitarem os planos superiores. Se não lhes fossem interditados esses caminhos, eles levariam para lá as suas paixões e decadências morais, onde iriam perturbar a harmonia do ambiente de tranqüilidade e de trabalho superior. Poderão, sim, visitá-los, quando seus fardos forem leves, quando encontrarem o Cristo no coração e seguirem a Sua voz. A felicidade é para todos, porque todos somos filhos de Deus.
Somente as virtudes evangélicas são capazes de acordar os Espíritos para a visão da realidade. A Doutrina dos Espíritos se encontra na Terra em posição de destaque, para aclarar as consciências, dando-lhes nova visão do mundo que espera a humanidade, um mundo de paz e de amor, e esse mundo principia dentro de cada um. Os lugares exteriores nos atraem pelo que somos por dentro.
Devemos aferir nossas qualidades, anotando se elas estão em movimento seguro, em pleno domínio, a salientar o amor. Quando falamos na morte do homem velho para nascer o novo homem, é no sentido de arrancar o joio do meio do trigo, joio esse identificado como o ódio, a inveja, a violência, o orgulho, a vaidade, o egoísmo, e tantos outros entraves para a paz do coração.
Todo estado da alma contrário ao amor é ilusão que deve ser substituída pela presença das qualidades morais que Jesus ensinou e viveu. Os Espíritos não têm liberdade para somente escolher o mal, pois não foram criados para isso. A harmonia interior é que nos traz felicidade; se Deus é amor, não iria fazer nenhum dos Seus filhos sem essa virtude divina. O mal é ilusão, e só dura enquanto não chega o bem como o maior dos sentimentos, de modo que o coração passe a dirigir pela presença de Deus, que nunca saiu do mundo interno das criaturas.
Se queremos ter livre acesso a toda parte e ser bem recebidos pelos que ali se encontram, convidemos a Jesus para nos acompanhar, porque Ele, o Mestre de todos nós, sabe nos inspirar, de forma que a nossa boca fale o que a Sua mente queira.
Quanto mais crescermos na escala da espiritualidade, mais lugares poderemos penetrar; quanto mais puro o nosso amor, mais harmonia irradiaremos do nosso coração para todos os corações que buscam a paz. Lembremo-nos de que a caridade é Deus convidando-nos para a alegria que restaura.
 

Livro: Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez

5.1.15

Notícias de Mandela


Uma justa homenagem a se fazer.
Quero me referir nesta manhã de domingo ao meu querido Nélson Mandela.
Quando de seu desaparecimento do mundo físico fiz referências à grande vida que este homem de Deus teve para seu povo e para o mundo.
Pois bem, tive a oportunidade de reencontrá-lo há pouco e com grande alegria o abracei.
Já estava disposto, restabelecido dos motivos de sua morte, enquadrado no mundo espiritual.
Sorridente como sempre me falou da expectativa de trabalho na nova condição que estava. Disse a ele que tive a mesma inquietação quando recobrei as minhas plenas condições e pus-me a procurar o que fazer orientado pelos meus tutores espirituais.
Ele sorriu e disse que não quer ficar desempregado no lado de cá da vida, pois já o fizeram passar anos sem trabalho contínuo atrás das grades, teria mais é que trabalhar e logo.
Comentamos sobre o atual estágio de paz no mundo. Verificamos quais são os grandes focos de tensão e o que poderia ser feito. Informei-lhe como trabalhamos para alterar este estado de coisas. Fizemos planos de trabalhar juntos em algumas frentes.
Que homem formidável. Uma temperança e serenidade sem precedentes.
Veja como são as coisas da vida. Eu tentei me aproximar dele na vida física e não foi possível pelo motivo de sua prisão e depois suas ocupações como presidente da África do Sul. Depois de “morto” é ele quem me procura para podermos caminhar juntos em algumas frentes de trabalho. Ironia do destino.
Trabalhar sempre e para o bem. É esta a mensagem que quero deixar nestes primeiros dias do ano de 2015.
Trabalho, trabalho e mais trabalho.
O Pai necessita urgentemente de todo nosso esforço para que o nosso querido planeta seja classificado, no conserto das nações, como um mundo em pleno desenvolvimento moral e intelectual, de paz e prosperidade.
Estes novos dias somente conseguiremos implantar se cada um fizer a sua parte. Todos são importantes para promover esta nova realidade.
Avancemos com Jesus!
Helder Camara

4.1.15

MEDIUNIDADE E NÓS
Se aspiras a ser intérprete da Espiritualidade Superior, matricula-te antes de tudo na Escola do Bem de Todos, para que os mensageiros do Bem Eterno te encontrem no lugar certo.
Arreda de ti qualquer ideia de mal.
Prepara-te, amando e compreendendo.
Ninguém consegue educação sem experiência.
Ninguém progride sem o concurso dos outros.
Ninguém se adianta sem movimentação no caminho.
Para isso, trabalha sempre.
Não basta, no entanto, a ação por si só. Imprescindível configurá-la em proveito.
Toda circunstância é campo de criatividade para que se realize o melhor.
A vida é o educandário.
O tempo é a riqueza de todos equitativamente distribuída.
O próximo é o instrutor.
Discípulos da evolução, somos todos.
Serviço é nosso ponto de encontro.
Se nos propomos a melhorar a existência, é imperioso melhorar-nos.
Se queremos receber é preciso esvaziar as próprias mãos, em auxílio dos semelhantes, a fim de repletar-nos com recursos novos nas fontes do Suprimento Infinito.
A represa garante a usina porque aprende a guardar distribuindo. A força elétrica se faz luz, aceitando transformar-se para a nobreza do benefício. Mas a represa e a força elétrica nada conseguiriam sem disciplina para louvor da utilidade.
Pensemos nisso e honorifiquemos o lugar que é nosso, cumprindo tão bem, quanto se nos faça possível, a tarefa que a vida nos entregou a executar.
Toda atividade na criação do bem é importante.
O copo de água é filho das nascentes profundas.
A vela acesa que dissipa a sombra é irmã da estrela que desfaz a resistência das trevas.
Ergue-te, assim, para realizar o melhor que puderes.
Traduzir os Emissários do Bem será sempre unirmo-nos a Eles em serviço constante.
Ninguém sabe quem teria sido o samaritano da parábola: se um homem de elevada cultura espiritual ou se um analfabeto no conhecimento da vida; se um representante da autoridade ou se um homem a esconder-se das próprias culpas. Entretanto, porque se compadeceu e auxiliou, porque agiu e serviu, em favor do próximo, conseguiu identificar-se com o Trabalho dos Anjos.
Livro: Amanhece - Francisco C. Xavier - Emmanuel

3.1.15

Ciências Combinadas II

84 –Se um Espírito no plano invisível não é realmente uma criatura santificada, como receberá as orações de seus devotos, se a história do mundo o canonizou?
-A canonização é um processo muito arrojado das ambições humanas, para ser considerado perante a verdade espiritual.
Conhecemos inquisidores, verdugos de povos e traidores do bem, conduzidos ao altar pelo falso julgamento da política humana. A prece dos devotos invocando o seu socorro muitas vezes sem se lembrarem da paternidade de Deus, ecoa-lhes no coração perturbado como vozes de acusação terrível e dolorosa, porquanto reavivam ainda mais a nudez de suas feridas.
Freqüentemente, os Espíritos que se encontram nessa penosa situação rogam a Jesus a concessão das experiências mais humildes na Terra, a fim de olvidarem os ruídos nocivos das falsas glórias do planeta, no silêncio das grandes dores que iluminam e regeneram.
85 –As primeiras formas planetárias obedeceram a um molde especial preexistente?
-Jesus foi o divino escultor da obra geológica do planeta. Junto de seus prepostos, iluminou a sombra dos princípios com os eflúvios sublimados do seu amor, que saturaram todas as substâncias do mundo em formação.
Não podemos afirmar que as formas da Natureza, em sua  manifestação inicial, obedecessem a um molde preexistente, no sentido de imitação, porque todas elas receberam o influxo sagrado do coração do Cristo.
A verdade é que, assim como as vossas construções materiais, todas as obras viveram previamente no cérebro de um engenheiro ou de um arquiteto, todas as formas de vida na Terra foram primeiramente concebidas na sua visão divina.
86 –Tendo sido a Terra formada pelo poder divino, por que passou o planeta por tantas etapas evolutivas, muitas das quais duraram milhões de anos?
-No infinito do Universo, a evolução do princípio espiritual tem de escapar a todas as vossas limitações de tempo e de espaço, na tábua dos valores terrestres.
As aquisições de cada indivíduo resultam da lei do esforço próprio no caminho ilimitado da criação, destacando-se daí as mais diversas posições evolutivas das criaturas e compreendendo-se que tempo e espaço são laboratórios divinos, onde todos os princípios da vida são submetidos às experiências do aperfeiçoamento, de modo que cada um deva a si mesmo todas as realizações, no dia de aquisição dos mais altos valores da vida.
Livro:  “O Consolador” – Francisco C. Xavier - Emmanuel – A venda

2.1.15

ENTREMEIO ESPIRITUAL

Questão 278 do Livro dos Espíritos

As leis de Deus são justas em toda a criação, sempre atraímos de acordo com o que somos; a sintonia nos faz reunir com os nossos iguais, no entanto, a misericórdia e o amor do Todo Compassivo permite que os superiores venham sempre no meio dos inferiores, deixando ali a esperança.
A Terra é uma estância de luzes para uns, para outros uma casa de regeneração, e para tantos um presídio. Nela se misturam bons e maus, perversos e estropiados, mas, mesmo assim, cada qual vive a sua vida íntima, sem que o outro se imiscua na sua tranqüilidade ou infortúnio.
Os Espíritos de diferentes ordens se misturam uns com os outros, quando é necessário. Eles cumprem a vontade de Deus, porém, têm a sua vida interna, que não se mistura. O inferior não pode subir aos planos elevados, entretanto, os elevados podem descer aos planos inferiores para ajudar, enriquecendo ainda mais suas experiências.
Os Espíritos puros vivem em comunidade de pureza, em planos que escapam aos sentidos humanos, mas, eles descem de vez em quando para trabalhar no desenvolvimento da moral no seio da inferioridade e, por vezes, até reencarnam na Terra, como lições vivas de Jesus, dando e mostrando os caminhos para a Luz, pelo exemplo de moralidade e de sabedoria.
As famílias se reúnem por simpatia, os grupos familiares se congregam por força de atração, onde surge a necessidade igualmente de fortalecer o amor de uns para com os outros; todavia, não podemos generalizar a idéia, porque há casos em que, no seio de famílias irreverentes, podem nascer Espíritos de alta envergadura espiritual, dispostos a ajudarem aquela comunidade familiar, por amor à causa de servir.
É nesse sentido que a evolução, ou despertamento, como se queira dizer, é individual; quem quiser caminhar mais depressa na escala de ascensão pode e deve fazê-lo, sem que os outros que convivem com ele possam atrapalhar. Eles somente poderão herdar os exemplos, ficando os esforços para os que desejam despertar para a luz imortal da verdade.
Aquele que trabalha internamente, sempre evidencia o que faz pela vida que leva. Não há nada que fica escondido, que não venha a ser descoberto. Essa é uma lei; tanto o mal como o bem escurece ou clareia os caminhos de quem vive, dependendo da escolha da criatura.
Mesmo nos mundos superiores os Espíritos ali estagiados não são da mesma categoria. A diversidade de elevação é muito grande. Uns ensinam, outros aprendem, só que, em mundos superiores, os considerados inferiores são Espíritos conscientes dos seus deveres, que já esqueceram o mal e se encontram no aprendizado da sabedoria espiritual, onde há mestres e discípulos.
Os Espíritos Superiores sentem prazer em fazer o bem, pois, essa é sua condição de alma consciente do que deve fazer. Acima de tudo, o bem comum, por natureza, é harmonioso, enquanto as contradições já carregam consigo os distúrbios da própria condição de desarmonia.
Jesus não Se esqueceu de dizer aos Seus discípulos que o céu está dentro das criaturas. E podemos acrescentar: o inferno também. Cabe a cada uma descobrir os valores imortais no coração, despertando e atrofiando as ilusões, se por acaso existem.
Uns com os outros, todos juntos nos caminhos da fraternidade, certamente que deverão encontrar o amor fundindo-se com a sabedoria, para que surja na consciência a tranqüilidade, que não se perturba com nada. Eis aí o verdadeiro céu, com Deus, Cristo e os anjos cantando a alegria maior de ser feliz.
 

Livro: Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez