6.6.16

O Caminho do Aprendizado

O que é o certo e o errado?
Não saber um do outro é grande pecado para si mesmo. O que faz a vida com a gente? Ela vai dando pistas se nossos passos foram acertados ou não.
Na verdade, como aprender o certo do errado senão fazendo as coisas acontecer e tirando lições com a vida?
É, porque por mais que tenhamos vontade de acertar e evitar os erros, vamos inevitavelmente bater com a cara na parede. Não há como evitar, meus irmãos.
O que podemos fazer é ouvir os outros. Ora, se alguém já foi por aquele caminho e disse que ele era cheio de armadilhas, por que eu terei que insistir em algo que previamente já sei que não vai dar em nada?
Existem os teimosos, é verdade, aqueles que querem ver as coisas com seus próprios olhos, não se intimidam com a experiência negativa dos outros. É um direito, mas vai dar com os burros n’ água também. Não é proibir, é avisar.
Erro e acerto fazem parte de tentativas. Então, não vamos ter medo de viver a vida se apenas queremos acertar. Eu aprendi muito mais quando errava do que quando acertava imediatamente. Creio, na verdade, que somente fazia isso porque já havia processado internamente os meus erros.
Errar é atributo humano por excelência, como acertar também. Deve-se se sentir agradecido quando se erra, porque não mais alimentará a ilusão num caminho incerto.
O medo de errar tem a ver também com o medo que uns têm de acertar. Dizem para si mesmos: e se eu acertar, o que vou fazer?
Estas respostas a vida vai dando de graça ao longo do tempo. Hoje, somos bem melhores do que ontem simplesmente porque sabemos por onde se deve ir.
Paulatinamente, a vida vai nos ensinando o bom caminho e aí cabe a nós permanecer nele ou bater novamente com o rosto na parede.
Jesus nos ensinou que quando conhecêssemos a verdade ela nos tornaria livres, ou seja, quando processarmos a verdade em nós estaremos automaticamente livres dos erros – a menos que desejemos errar.
Faça por onde acertar, mas se errar dê um sorriso e caminhe adiante sem olhar para trás e se queixar dos erros cometidos. Na prática, podemos dizer, que foram acertos invertidos.
Caminhe, irmão, na estrada da vida e ao pegar ruelas impróprias, estradas esburacadas, avenidas não sinalizadas, aproveite para aprender qual o caminho que não mais te pertence seguir.
No final, tudo vai dar certo!

Helder Câmara – Blog Novas Utopias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário