14.6.16

RUMOS DO ESPIRITISMO

Sinceramente, eu não sei como interpretar os espíritas que, em termos de filosofia religiosa, acham que o Espiritismo seja a única Verdade existente no mundo, e, quiçá, no Universo.
Eu não sei como entender os que consideram que o que não esteja em Allan Kardec não possa ser Espiritismo, qual se o Espiritismo já estivesse todo na palavra do Codificador.
Eu não sei como compreender os adeptos da Doutrina que, até com certa agressividade, se atritam uns com os outros, discutindo sobre determinadas questiúnculas doutrinárias que o resto da Humanidade ignora completamente.
Eu não sei com que autoridade moral algum companheiro de Ideal possa levantar a voz e rotular a outro de desequilibrado, simplesmente porque ele não pensa pela sua cabeça.
Eu não sei como classificar a perturbação que acomete certos confrades que, investindo-se na condição de patrulheiros ideológicos da Causa, sumariamente, marginalizam o esforço de tanta gente que está procurando doar o melhor de si, nas singelas tarefas a que se consagram no anonimato.
Eu não sei o que se passa com meia dúzia, ou um pouco mais, de irmãos de fé espírita-cristã, que consideram que, no diz respeito Mediunidade, a última palavra sempre lhes pertence, no diagnóstico que fazem sobre o psiquismo alheio.
Eu não sei...
Eu só sei que nós, os espíritas, estamos precisando exercitar um pouco mais a humildade e o espírito de caridade com os semelhantes.
Eu só sei que, no que tange a mim, estou carecendo ouvir mais a voz de minha própria consciência, na corrigenda de meus defeitos, do que qualquer outra que esteja verberando aos meus ouvidos, com a eloquência que verbera na boca de um profeta enlouquecido.
Eu só sei que, por ser adepto do Espiritismo, eu não desfruto de privilégio algum e não sou melhor que nenhum de meus irmãos em Humanidade, que, por vezes, sequer já aprenderam a orar o “Pai Nosso”.
Eu só sei que, se não tomar cuidado, a vaidade e personalismo vão tomar conta de mim, como, infelizmente, já tomaram conta de muita gente boa, que imaginam que a luz da Terceira Revelação seja propriedade deles.
Eu só sei que se eu não correr léguas de distância de mim mesmo, se me colocarem um fósforo na mão e me derem alguns gravetos, eu vou acabar acendendo uma fogueira para queimar aqueles que ousam duvidar de meus pretensos conhecimentos.
Eu só sei que nós, os espíritas, precisamos orar muito uns pelos outros, principalmente por aqueles que se forçam na condição de líderes de não sei o quê, e, uma vez mais, alucinados pelo poder, supõem-se altos missionários que o Mundo Espiritual enviou a Terra.
Eu só sei que o Espiritismo, a conduzir-se por alguns espíritas, sob a assessoria das Trevas, está tomando um rumo que não lhe é nada alentador, e que, sinceramente, me deixa muito triste e preocupado.
E que, talvez, isso tudo esteja acontecendo porque anda sobrando espíritas no Espiritismo e faltando cristãos.

INÁCIO FERREIRA
Uberaba – MG, 13 de junho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário