22.8.16

Pódio da Vida

O espírito olímpico está no ar. Que maravilha ver o mundo inteiro grudado à televisão para acompanhar a disputa de jogos entre irmãos. Não com o caráter de sobrepor uns aos outros, porque este não é o espírito olímpico, mas para confraternizar-se e celebrar a paz mundial por intermédio dos esportes.
Quanto fico alegre ao passear pelas ruas do meu Rio de Janeiro e ver a explosão da alegria no rosto da minha gente. É uma festa bonita, uma festa de irmãos sem fronteiras. Delegações e mais delegações se juntam num mesmo lugar e se acreditam ser um só povo, uma só gente. E realmente são. É este o brilho de uma Olimpíada.
Não podemos nos esquecer, é claro, dos deuses do Olimpo em forma de atletas, de magníficos atletas.
Tem aquele que corre como uma flecha. E o povo maravilhado entra nas pistas com ele.
Que falar do deus das águas, aquele americano que parece ter nascido nas águas tamanha a sua intimidade e fluidez dentro dela.
E aquela bela menina de olhos puxados e sorriso largo. Bailava no ar como se não houvesse mais a lei da gravidade. Que espetáculo para os nossos olhos vê-la saltar.
Como ela, tantos e tantos outros atletas espetaculares. Cada um com a sua própria história de superação e coragem.
Brilhantes!
Nós brasileiros, naturalmente, torcemos pelos nossos heróis, mas sabíamos que ali, no palco da disputa, talentos não faltavam para competir conosco, pois todos, sem exceção, desejam o mesmo objetivo: vencer, ganhar a tão sonhada medalha de ouro.
Ouro, prata ou bronze representam a consequência natural do embate daquele momento, porque, na verdade, todos que estavam competindo já eram heróis por natureza.
Parabenizo a todos pelo grande esforço de produzir esta belíssima festa e mais ainda aos atletas para inspirarem novos atletas a terem um sonho na vida e, com disciplina e muito esforço, tentarem chegar lá.
O mais importante, meus queridos irmãos, é estar bem alto no pódio da vida. E isto acontece da mesma maneira, com coragem e superação. É o esporte imitando a vida e a vida imitando o esporte.
Que os deuses abençoem a todos nesta festa do esporte, mas sobretudo, nesta festa mundial da paz e da boa vontade.
Abraços,

Helder Camara – Blog Novas Utopias

Um comentário:

  1. Parabéns por seus artigos. Muito interessante e instrutivo. Parabéns mesmo por sua perspicaz! www.viversemdroga.com.br

    ResponderExcluir