15.8.16

Progresso Espiritual

O que pensar da vida senão a grande oportunidade do progresso humano.
Progresso em todos os flancos. Progresso no viver em paz. Progresso em lidar com os problemas de maneira serena. Progresso em identificar e trabalhar as suas mazelas morais com aceitação e persistência. Progresso em saber que o melhor da própria vida ainda está por vir.
Tudo isso tem sido muito proveitoso para mim nestas instâncias. Meu progresso material foi relativo. Pouco, até. Necessário que se faça uma análise maior do que é a vida para podermos render graças de vitória. Claro que fiz muitas coisas interessantes e marcantes. O trabalho incessante pela justiça social, a causa que abracei da abolição da escravatura negra no Brasil, o meu apelo permanente pela inclusão social dos pobres, além, naturalmente, das questões pessoais.
O que destaco é que quando estamos fora da carne é que temos uma visão mais superlativa da vida. Esta visão ampliada nos permite avaliar e chegar a conclusão de que poderíamos fazer bem mais e não fizemos.
Como alunos relapsos que não fazem o devido dever de casa, fui imergido na carne com alguns propósitos muito claros. Uns, absorvi e cumpri. Outros, negligenciei e fali. “É assim mesmo”, me disseram, “é difícil tirar um dez por aqui”.
Tudo bem que não desejava ser um aluno líder de classe, mas a minha nota, aquela que atribui pela minha consciência, foi muito baixa. Daria, certamente, repetência de ano.
- Nabuco, você não estaria sendo demasiadamente rigoroso com você? Você é um exemplo para muita gente por aqui. Adorado por muitos no mundo físico.
Meus amigos, a consciência quando desperta é implacável. Tive às mãos muitas oportunidades que representavam “ouro” no meu viver, coisas simples de desconhecimento geral, e que não soube aproveitar. Passei em alguns testes, mas fui reprovado em questões simples. Dá para entender?
Para a minha grande surpresa, percebo, do lado de cá da vida, que a maioria das gentes, igualmente a mim, é relapsa do mesmo jeito. Pior até, na média geral.
Esta constatação é preocupante no mundo dos espíritos. Por que as pessoas se comprometem a tanto antes de vir a carne e simplesmente abandonam estas metas quando são postas à prova?
O esquecimento das metas, diriam uns. É verdade que do ponto de vista da consciência plena se esqueça do fundamental, mas lá dentro, no campo sagrado da intuição, está tudo lá, perenemente, esperando por você para agir. Então, isto não é desculpa. É ausência de comprometimento consigo mesmo.
O outro motivo é o embalo dos dias que nos tira de foco. Outro argumento importante e válido, porém, não fazemos outras coisas do mesmo jeito? Não priorizamos outras ações em lugar daquelas prometidas? É ausência de vigilância interior.
Há outros que podem dizer que nossa evolução espiritual deixa tudo muito a desejar. É uma bela explicação para justificar a nossa ausência de priorização conosco.
Justificativas há tantas outras. Discernimento do nosso próprio bem, eis nosso desafio, eis a grande questão.
Minha vida futura, planejo, será de muitos percalços. Uma vida difícil, do ponto de vista material, mas extremamente prazerosa no campo do amor e da devoção aos outros. Então, que venham os desafios e que, com a ajuda de Deus e de nossos amigos espirituais, possamos avançar cada vez mais no campo da luz.
Que Deus nos abençoe!

Joaquim Nabuco – Blog Reflexões de um Imortal

Nenhum comentário:

Postar um comentário