13.9.16

Verdade e Mentira

A mentira tem pernas curtas.
Quem já não ouviu falar desta máxima popular?
Uma mentira bem contada pode até gerar risos momentâneos, mas ela jamais se sustentará o tempo todo. Existem dois tipos de mentira: a mentira boazinha e a mentira maledicente. A mentira boazinha é aquela que todos sabem de antemão que aquilo que se conta não é verdade. É uma brincadeira para entreter. Pior é a mentira maledicente que é aquela que quer ferir, quer denegrir, quer espuriar a outra pessoa. Ela é destrutiva porque é feita para fazer o mal.
- Mas Dom Hélder, todo mundo mente, por que eu não posso usar uma mentirinha?
Até onde vai a sua consciência com esta “mentirinha”? Até onde vai a consequência desta “mentirinha”? Se vai prejudicar alguém, então ela já é abominável por natureza.
Mentira é mentira e ponto final. Faz mal. É querer enganar a verdade, escondê-la, ludibriar os outros.
Quando Jesus afirmou que deveríamos ser honestos com a nossa palavra, dizendo “sim, sim” e “não, não”, não quis apenas se referir em não titubearmos com algo, queria dizer igualmente para não abrirmos mão da verdade.
Verdade é grande valor humano. Quem possui compromisso com a verdade pode até se dar mal em dada situação, mas terá a sua consciência tranquila que falou o que deveria ter falado. Não fugiu da verdade.
Já pensou alguém que conta uma mentira deliberadamente e depois se descobre que era uma farsa? Ninguém mais vai acreditar naquela pessoa, não é verdade?
As pessoas que possuem compromisso com a verdade são levadas à sério pelos outros. Quando elas falam todos prestam atenção. Elas têm credibilidade.
Por que você e todos nós não adotemos este compromisso total com a verdade?
Você pode até estar errado em algum assunto, mas falou aquilo que era considerada a sua verdade e é isto que importa.
Meus queridos irmãos, fico muito descontente quando pego alguém querendo me enganar. Compreendo as limitações temporárias do irmão, tento entender os motivos daquele gesto infeliz, dou outra chance, mas fico chateado, confesso, quando alguém mente descaradamente.
Sinto-me assim porque antecipadamente creio no ser humano. Claro. Imagine o que é você andar por aí desconfiando de toda gente. Não tem cabimento, não é? A vida seria extremamente chata.
Faça a sua parte e fale a verdade.
A verdade é sempre o maior refúgio dos fortes.
Um abraço,

Helder Camara – Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário