18.10.16

A “PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO” HOJE

(Diálogo com um amigo)

- Doutor, e a “Parábola do Bom Samaritano”?...
- Linda! Uma de minhas preferidas...
- Mas...
- O que foi?! Você não gosta dela?!...
- Não, não é isso... O problema é que, na atualidade...
- Ela nunca foi tão atual – aliás, todas as Palavras de Jesus nunca foram tão atuais!...
- Sim, mas como a gente pode socorrer quem esteja caído na estrada?!... Hoje em dia...
- Assaltos e...
- Pois é! O senhor vai me desculpar, mas não dá para a gente exercer a caridade assim... Os tempos são outros!...
- No entanto, os caídos são os mesmos... Não estão descendo de Jerusalém para Jericó, mas continuam caindo em poder de perigosos assaltantes...
- Doutor, como haveremos de enfrentar esses assaltantes, armados até aos dentes?!...
- Você precisa pensar diferente... Jesus, na Parábola, não está pedindo para alguém enfrentar assaltante armado, e nem para expor-se a qualquer perigo que, nos dias atuais, seja evidente...
- É o que estou dizendo... A “Parábola do Bom Samaritano” parece ter perdido a sua atualidade, o senhor não acha?!...
- Não acho, não.
- Como?!...
- Escuta: e os caídos dentro e fora de casa, rentes a nós?! E os nossos amigos e vizinhos, que, não importando a hora do dia ou da noite, caem vitimados pela depressão, pela angústia, pelo desespero?!...
- ?!...
- Você está pensando apenas nos assaltantes encarnados de punhal e revólver na mão, esquecendo-se dos “assaltantes” invisíveis, daqueles que, por exemplo, fazem tantas vítimas no campo da obsessão...
- Realmente...
- Para imitar o Bom Samaritano, você, muitas vezes, não precisa sair de dentro de casa, porque são muitos os familiares que se encontram tombados ao peso de grandes provações...
- Eu não havia pensado nisso...
- Pois convém, meu amigo, porque, com aqueles que vivem clamando por socorro bem junto a nós, continuamos a copiar a indiferença do sacerdote e do levita, passando ao largo...
- É verdade...
- Aliás, enxergar caídos dentro de casa, ou nas imediações, é mais difícil do que enxergar caídos na rua... Neste sentido, o próximo do candidato a Bom Samaritano é o mais próximo mesmo!...
- Agora eu creio que nenhuma Parábola de Jesus requer uma aplicação tão emergencial quanto essa, Doutor, pois, neste sentido, vejo caídos em toda parte...
- No entanto, meu amigo, maior que o número dos caídos, e que o dos próprios assaltantes, é o dos sacerdotes e dos levitas, que não estão nem aí para os que se encontram no chão!...
INÁCIO FERREIRA – Blog Mediunidade na Internet

Uberaba – MG, 17 de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário