3.10.16

As Entrelinhas do Voto

O que se dirá hoje quando forem abertas as urnas e tivermos a opinião popular a contrariar as pesquisas de opinião?
Uns dirão que no dia da eleição tudo pode acontecer.
Outros responderão que o povo quis dizer algo que as pesquisas não conseguiram detectar.
Para surpresa geral, no entanto, o resultado é sempre a expressão popular no conjunto geral das vontades, de ricos e pobres, de brancos e negros, de gente engravatada e daquela de pés descalços.
Neste instante todo voto é voto, todo mundo é igual, não há distinção. Mas o povão sofrido, este sim, tem sempre algo a dizer numa eleição, até porque, na maioria das vezes, sua voz não é ouvida por ninguém.
Ele talvez queira dar um basta a este estado de coisas onde ele, no final, é sempre que se sai prejudicado.
Ele possivelmente fale que não deseja ser traído na sua confiança e que os políticos prestem mais atenção ao que falam e ao que prometem.
Ele dirá em voz alta que está cansado dessa tal de corrupção e quer ver na cadeia aqueles que usurparam deliberadamente o seu dinheiro. O dinheiro que iria melhorar o transporte público, os serviços de educação e saúde, de habitação e tudo o mais que ele precisa para viver bem.
Ele dirá muito, muito mesmo, nas entrelinhas do voto. Em cada município, o povo terá um recado a dar para seu governante e seus políticos.
O povo, na verdade, está cansado. Cansado de esperar as mudanças que teimam em não chegar.
Pouco a pouco, eu sei, alguns avanços chegam para o povão, mas é tão pequenino diante de suas necessidades que a minha gente diz que quer mais.
Neste dia, onde muitos ainda tentaram comprar a consciência do povo, espero que a festa democrática seja lembrada em todas as decisões governamentais e que possamos, na base de tudo, construir um Brasil melhor.
Um abraço,

Helder Camara – Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário