17.10.16

Mais que uma Flor

O que dizer das flores?
Elas embelezam, elas exalam o seu melhor perfume no lugar onde estiverem. Elas dão um prazer especial à vida.
Nós,  cada um de nós, podemos ser semelhantemente às flores. Sim, podemos!
Que seja o lugar onde pisemos, invadido pela beleza do nosso olhar carinhoso, do nosso gesto generoso, da nossa paz imorredoura.
Que possamos exalar com a nossa presença a dignidade dos atos, a honestidade da palavra, o frescor do raciocínio sadio.
Que possamos dar, onde estivermos, uma alegria diferenciada, onde todos percebam que há ali paz e felicidade.
Este desafio de sermos flores no mundo é algo que deve ser conquistado no nosso trajeto evolutivo. Não é fácil, é verdade, mas podemos, pouco a pouco, degrau a degrau, construirmos esta imagem e semelhança às flores onde estivermos.
O desafio de fora, porém, inicia-se, meus caros, com o desafio maior de sermos diferentes, ou seja, a diferença de fora reflete apenas a diferença que há por dentro de nós.
O nosso escultor de caráter, Jesus de Nazaré, sabia perfeitamente disto e pôs-se, semelhante a um bom pescador, a arrematar sua rede e trazer para junto de si uma equipe de reformadores da alma. É lógico que, a princípio, Jesus sabia das deficiências momentâneas do seu grupo, mas jamais se manteve inconvenientemente com eles. Não deixou jamais a peteca cair, como se diz no linguajar popular.
Quando lapidamos o caráter de um homem, ele naturalmente transferirá para os outros o desejo de o imitarem e o seguirem e assim, sucessivamente, haveremos de construir um imenso jardim de homens de bem.
Este propósito, o de transformar o planeta num imenso jardim, deve ser compromisso individual de todos aqueles que seguem, não apenas pelas palavras, as ideias do mestre nazareno.
Se desejar, portanto, ver o mundo se transformar em imenso jardim, seja, a partir de agora, um projeto de flor e avance diariamente nesta direção.
Amemos! Conjuguemos uns com os outros o perdão. Alimentemos corpos e também almas. Farejemos imediatamente o ar da bondade e da misericórdia.
Um mundo melhor começa por uma flor.
Abraços,

Joaquim Nabuco – Blog Reflexões de um Imortal

Nenhum comentário:

Postar um comentário