2.1.17

O que quer dizer "Feliz Ano Novo"?

Ao que dizer para o ano que se encerra? - Vá, vá em paz!
Não, não é isso que temos que dizer porque imediatamente chega outro e bate a nossa porta cobrando exatamente pelas atitudes que deixamos de ter neste ano. É isso mesmo, está tudo integrado, junto, inseparável. O que acontece no dia de hoje é reflexo do que fizemos ou deixamos de fazer no dia ontem e amanhã será o mesmo que fizermos ou deixarmos de fazer hoje. Não há, portanto, meus irmãos, um ano novo com atitudes velhas.
Quando alguém declara “Feliz Ano Novo” é compreensível que esteja desejando um ano mais venturoso, mais cheio de oportunidades, mais saúde, mais prosperidade e isto é muito bom, sobretudo se sai de verdade do coração e não representa apenas uma força de expressão.
Mas o que é mais importante nisto tudo, independentemente das datas comemorativas ou referenciais, é uma mudança concreta de nós mesmos, mudança de dentro para fora, senão o ano que entra será igual ou pior do que o ano que termina.
A mudança que vai ocorrer no ano seguinte começa na atitude individual de querer fazer diferente aquilo que se faz inconvenientemente hoje. É assim, simples.
Não deixemos, portanto, para fazer aquilo que deve ser feito hoje, imediatamente, para o dia seguinte simplesmente porque é ano novo.
Você já deu um bom dia ao vizinho que criou rusgas de relacionamento durante o ano?
Você já perdoou, de fato, aquela pessoa que te ofendeu neste período antes que o ano acabe?
Você já fez aquela tarefa que considerava essencial para este ano e está adiando a sua conclusão para o ano seguinte?
O que se adia de um ano para outro, na realidade, ou não era prioridade, ou você não quer fazer mesmo, então, descarte estas coisas que nada servem e pense coisas novas e úteis que farão teu ano melhor e mais produtivo. É assim que se age quem tem responsabilidade com a própria vida.
Ao mais, desejo de verdade, ver novos ares nos rostos do nosso povo, povo sofrido de Deus, no Brasil e no mundo.
Quanto mais passeio por aí, mais vejo a tristeza no coração do mundo. Desesperança, esta é a palavra. Ó, meu Deus, isto não, por favor, deixar de ter esperança jamais.
Eu peço, portanto, Pai Amado, que olhe por aqueles nossos irmãos que estão abandonados à própria sorte, que o poder público não os enxerga, que, inclusive, seus próprios irmãos de caminho desconhecem.
Peço por todos eles, pois se há algo que dói profundamente minh ‘alma é ver a desolação na face de meu irmão e nada, absolutamente nada, poder fazer. Por eles, peço e imploro a sua atenção.
Neste primeiro dia de 2017, rogo ao Pai que ajude a todos nós a renovarmos o nosso compromisso com Ele, que redobre a nossa esperança de que podemos vencer a nós mesmos e a um sistema que teima ainda em reinar sobre os homens que os aparta cada vez mais de Ti, Pai, porque somente alimenta o egoísmo e a exclusão.
Seja 2017 melhor a começar pelo coração.
Bendito sejas, meu Pai!
Helder Camara – Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário