20.2.17

A Sabedoria da Esperança

Aquele homem de pouco mais de 50 anos de idade estava triste, escorado a porta. Qual a razão da sua tristeza?
Uns poderiam dizer que seria a falta de emprego que grassa a porta de mais de 12 milhões de brasileiros produtivos.
Outros poderiam informar que ele passa fome, não tem o que comer, esta é a sua realidade mais cruel. A barriga ronca e ele não tem nada para comer.
Alguns mais espertos afirmarão que ele faz cena, quer chamar a atenção para si, “é um golpista, não vê?”
Terão aqueles que dirão que ele está doente e não tem como ser assistido. O SUS não o atende. A UPA que foi não lhe deu a devida atenção. Sofre certamente de um mal grave e sem solução.
Existirão aqueles que acertarão o passo informando que ele não tem para onde ir. É um ser humano sem eira nem beira. Vive ao léu.
Pode ser tudo isso e muito mais. Ou nada disso e outras coisas mais. O que ele representa, porém, nestes dias difíceis que vive a maioria dos brasileiros é a desesperança.
Ah! Que doença terrível esta de não ter mais esperança. Que mal grande e abominável. Porque se esperança tivesse, mesmo que fosse verdade tudo isso que lhe imputaram, ele estaria de cabeça erguida e semblante confiante. Mas sem esperança aí, de fato, a cada dia, morre desesperadamente.
Os problemas podem ser muitos. As dificuldades gigantescas. O que não se pode jamais é perder a esperança.
Vejo meu povo sofrido, descalço, sem ter o que comer e para onde ir, isto infelizmente não muda apesar do tempo, mas ainda vejo nos olhos da maioria da minha gente um brilho impagável: o brilho do fio de esperança que ainda ele possui.
Pode faltar tudo na vida da minha gente, só não pode faltar é esperança no seu coração.
O que é esperança, porém?
Esperança não é esperar. Esperança é desejar, agir e aguardar.
Quem pensa que esperança é ficar de braços cruzados, não sabe o que ela é e aí poderá literalmente dar com os burros n’água.
Eu espero que o mundo e o meu Brasil seja melhor e feliz. Não espero, no entanto, sentado onde estou. Luto, dia após dia, para que esta Terra seja melhor com a contribuição que eu puder dar.
É por aí, meu povo, que devemos enfrentar as agruras desta nossa vida.
Esperar sempre, desesperar jamais.
Um abraço do amigo,

Helder Camara – Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário