13.3.17

Oração Diária

As orações que fazemos para o Alto sempre se obtém respostas, nenhuma delas, meus caros, ficam sem a  devida atenção do Criador. Ele é nosso Pai, lembre-se sempre disto, então Ele quer o nosso melhor, Ele deseja a nossa bem-aventurança, Ele sabe o que seja melhor para cada um de nós, mesmos que peçamos.
- Ora, se Ele já sabe o que necessitamos, Dom Helder, por que temos que pedir?
Ah, meu irmão, durante a oração, a bendita oração, nós exercitamos um monte de virtudes que deveríamos ter corrente em nossos dias.
Em primeiro lugar, temos a virtude da humildade. Sim, porque passamos a reconhecer que há alguém ou algo maior do que nós e que necessitamos nos curvar a Ele. A humildade nos deixa no nosso devido lugar. Esta é a primeira virtude a ser exercitada.
Depois, vamos pedir. Nós gostamos de pedir, não é verdade? Então, quando pedimos, analisamos o que seja melhor para a nossa vida. Esta análise é a reflexão do nosso viver. A virtude em exercício neste instante é a temperança. Deixar que cada coisa se estabeleça como deveria e não como gostaríamos que fosse. Por essa razão, na Oração para Deus Pai, Jesus nos ensinou: “Seja feita Vossa Vontade.” Ele nos diz claramente: Pai é a Sua vontade, não a minha, a Sua. A temperança nos faz acalmar os nossos ímpetos, as nossas especulações sem fundamento, e, com isso, transmitimos confiança, entrega total, à vontade de Deus nas nossas vidas.
A outra virtude no âmbito da oração diária e contínua ter a ver com a gratidão. Como é necessário agradecer -  agradecer o tempo todo. Agradecer pela vida, agradecer pela existência atual, agradecer pelo pão de cada dia, agradecer pelos pais, agradecer pelo trabalho, agradecer pela saúde, agradecer por tudo que Ele, o Pai, nos dá e o que não nos dá também.
Pode parecer incompatível com a bondade divina, mas se não temos algo, se está acontecendo algo indesejável conosco, creia, existe nisto um propósito divino para você e, enquanto você não perceber, nada avançará. Quando você não aprende com naturalidade, o Pai te oferece condições aparentemente adversas para você aprender e fazer a sua parte.
Por fim, a oração nos faz desenvolver a virtude do aconselhamento superior para o bem. A oração é um ato para nos fazer pessoas melhores. A oração desenvolve a virtude da benevolência, conosco e com o próximo. Desejarmos o nosso bem e o bem do outro – que maravilha!
Deveríamos orar e orar sempre. Todos os dias e todas as horas. Com isso nos aproximamos mais de Deus e do nosso melhor.
Ore sempre e o Pai, do Seu jeito magnânimo, te responderá na proporção das tuas necessidades.
Assim seja!

Helder Camara – Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário