26.6.17

Nova Política

A triste realidade que vivemos no nosso País é consequência direta da degeneração dos costumes morais na política. O que se infiltrou no tecido político brasileiro, há alguns séculos, foi a apropriação indevida do Estado. Inicialmente isto ocorreu pelas mãos de portugueses exploradores e infiéis à Pátria. Tal costume foi aprendido entre nós, brasileiros de primeira hora, e quando nos tornamos uma República, ao invés de destruirmos este câncer moral chamado corrupção, demos a ele a notoriedade que não deveria e ele se implantou completamente nas nossas práticas políticas e governamentais.
É triste afirmar isso, mas não podemos nos afastar da verdade dos fatos. O que isso nos trouxe? Um completo desrespeito à coisa pública e a multiplicação de desmandos como se este procedimento fosse algo absolutamente natural. Não é.
O que dizer dos “homens ilustres da República” sendo pegos pelas mãos invisíveis da Polícia Federal e da Justiça?
Tudo isso é uma tentativa inequívoca do Estado em dizer claramente: não é possível mais suportar tanta vergonha com aquilo que nos pertence, é hora de dizer um basta definitivo.
Hoje, estes tais “homens ilustres” reproduzem o que falaram mal de outros supostos “homens ilustres”. É uma réplica de depoimentos às avessas. São todos, infelizmente, iguais. Transmuda-se a sigla partidária, mas mantém-se a mesma prática cruel e corrosiva do Estado.
Os entes públicos se alinham aos empresários inescrupulosos para se debandarem em roubar – perdoem-me, mas esta é a palavra mais crua e real – o que pertence ao conjunto dos brasileiros.
É certo que há aí um ar de decepção. É certo, também, meus caros, que tudo isso precisa acontecer para que tenhamos o desenvolvimento de uma consciência mais pura diante dos fenômenos políticos e eleitorais, não se deixando levar por promessas vazias e demagógicas arquitetadas por profissionais bem pagos de marketing. Nós somos o produto de uma farsa que eles protagonizaram como se o nosso papel fosse de salvador de um País ao elegerem eles para comandar os nossos destinos.
O homem cruel e inescrupuloso não tem bandeira partidária. Não tem princípios elevados. Não tem compromisso com ninguém. Tem apenas um só objetivo: locupletar-se do dinheiro público.
Toda esta aparente tragédia é oportunidade bendita de renovação política e institucional. Novos atores do bem-estar social precisam ter espaço para repartir as suas ideias e trazer a lúmen uma nova experiência de vida.  Eles estão prontos e nascerão com esta finalidade, basta deixá-los agir.
O que aí está não tem mais vez. Está carcomido. Provou-se ineficaz. Os discursos são vazios. As soluções são tolas. Isto vai morrer e o que vai nascer trará uma nova arquitetura de pensamento e uma nova práxis política.
Serão rechaçados de início. Dirão que são sonhadores, falta a eles os pés no chão. Acusarão de inexperientes. Falarão que isso não vai funcionar. Tentarão agitar as massas. O que eles não percebem é que já se faz presente uma camada diferenciada da população que deseja menos ideologia barata e mais ação prática e eficaz.
Novos ares chegarão à política brasileira. Claro, como sempre, que é necessário separar o joio do trigo, mas isto faz parte do aperfeiçoamento democrático de um País.
Avante, brasileiros!
As mudanças estão nas suas mãos e não deixe que outros façam aquilo que é a sua responsabilidade fazer.
Estaremos juntos nesta caminhada.
Estaremos juntos como sempre estivemos.

Joaquim Nabuco – Blog Reflexões de um Imortal

Nenhum comentário:

Postar um comentário