6.4.18

PARÁBOLA DA PÉROLA


    "O Reino dos Céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; e tendo achado uma de grande valor, foi vender tudo o que possuía e a comprou". (Mateus, XIII, 45-46.)

    As pérolas constituem enfeites para a gente fina; são raras, por isso são caras. Quem possui grandes e finas pérolas possui tesouro, possui fortuna.
    Além disso, são joias muito apreciadas no seu todo, pela sua estrutura, pela sua composição.
    Os porcos não apreciam as virtudes das pérolas; preferem milho ou alfarrobas. Se lhes dermos pérolas, eles pisam-nas e submergem-nas no lamaçal em que vivem; por isso disse Jesus: "Não deis pérolas aos porcos".
    Certamente já havia o Senhor do Verbo Divino comparado o Reino dos Céus a uma pérola de raro valor, quando propôs aquela recomendação a um discípulo que deliberara anunciar a sua doutrina a um homem-suíno.
    Na verdade, há homens que são Homens, e há homens que se parecem muito com suínos.
    O suíno vive exclusivamente para o estômago e para a lama. Os homens-suínos também vivem de lama e para o estômago. A estes as "pérolas" nada significam: as alfarrobas melhor lhes sabem.
    O Reino dos Céus, nos tempos atuais, é incompatível com o Reino do Mundo.
    Para a aquisição da pérola o homem vendeu tudo o que possuía; para a aquisição da pérola do Reino dos Céus o homem precisa vender o Reino do Mundo.
    Há Reino do Mundo, e há Reino dos Céus. Aquele desaparece com as revoluções, ao chamado da morte, ou sob o guante da miséria.
    O Reino dos Céus permanece na alma daquele que souber possuí-lo.

Livro: Parábolas e Ensinos de Jesus - Cairbar Schutel

Nenhum comentário:

Postar um comentário